Mariana Machado em 6.º lugar nos Europeus da Turquia
Há 11 anos que Portugal não fazia melhor. Atleta do SC Braga, 24 anos, cumpriu o percurso, de 7.832 metros, em 26.13 minutos
Mariana Machado foi 6.ª classificada nos Campeonatos da Europa de corta-mato, em Antalya, na Turquia, o melhor resultado de atletas portuguesas desde 2013.
A atleta bracarense, tetracampeã nacional, estreou-se nos seniores e, depois de um percurso de sucesso em sub-20 e sub-23, com medalhas de bronze em cada um dos escalões, cumpriu a distância de 7.832 metros em 26.13 minutos, ajudando a que a seleção lusa conseguisse um bom nono lugar, depois de dois anos em que não estiveram portuguesas em prova nos seniores.
«Foi uma prova dura, o percurso apesar de parecer plano é exigente, com muitas quebras de ritmo, o que dificulta. Pela minha parte, dei tudo até ao fim, tentei estar sempre na luta, no grupo enquanto conseguia, felizmente ainda consegui guardar umas forças no final, para ultrapassar duas atletas mesmo em cima da meta», contou a atleta, depois da melhor classificação individual lusa dos últimos anos. «Estou orgulhosa, isto é apenas um recomeço, estamos aqui para continuar a trabalhar para resultados maiores no futuro», disse ainda a tetracampeã nacional, no ano em que Portugal voltou a apresentar atletas seniores partilhando os elogios com as colegas que «trabalharam duro para aguentar as 5 voltas do percurso.
Dei tudo até ao fim, tentei estar sempre na luta, felizmente ainda consegui guardar umas forças no final, para ultrapassar duas atletas mesmo em cima da meta
Laura Taborda, em 34.ª (27.07), e Marta Pen, em 50.ª (27.41), fecharam as contas de Portugal, com Vanessa Carvalho 55.ª (27.49), Neide Dias 58.ª (28.03) e Solange Jesus 69.ª (28.28) a já não pontuarem para a tabela coletiva.
Sem a tricampeã em título, a norueguesa Karoline Grovdal, a italiana Nadia Battocletti venceu e tornou-se a primeira mulher a triunfar em sub-20, sub-23 e seniores.