Mafalda Lopes campeã em França depois de um 'jet lag'
Mafalda Lopes garantiu, em França, segunda vitória da carreira. Foto Masurel/WSL

Mafalda Lopes campeã em França depois de um 'jet lag'

SURF18.08.202415:06

Surfista porruguesa vence em Lacanau Pro, etapa francesa do circuito regional europeu da WSL. Segunda vitória na carreira num QS. Esforço e jet lag recompensado

Mafalda Lopes venceu o Caraïbos Lacanau Pro (QS 1000), 2.ª etapa do Qualifying Series (QS) 2024/2025 e sobe ao 4.º lugar do circuito regional europeu da WSL. Na final, a surfista da Costa de Caparica, em estreia esta temporada no QS, somou um score combinado de 10,76 pontos (5,83+4,83) em três ondas surfadas ao longo dos 30 minutos do heat e bateu a francesa Tessa Thyssen (9,34 pts). Na meia-final, Mafalda Lopes afastou a basca Janire Gonzalez Etxabarri, olímpica em Paris 2024.

«Foi muito importante começar a época com uma vitória. Vim fazer este evento vinda diretamente do US Open de Surf (etapa do Challenger Series em que entrou como suplente), foi uma logística difícil para chegar a tempo, debater-me com o jet lag, mas valeu a pena o esforço», confessou a A BOLA. «Agora vou apanhar um voo para Portugal e ficar lá só uns dias, porque não tenho parado em casa e depois viajo de novo, para Patin, na Galiza», revelou bem disposta.

 Em Lacanau, no sudeste de França, Mafalda Lopes alcança a segunda vitória da carreira neste circuito europeu de qualificação para o Challenger Series 2025 e repete o lugar mais alto do pódio que antes só tinha alcançado em casa, no Caparica Surf Fest 2023. Em 2021, igualmente no local onde nasceu para o surf, foi semifinalista no Estrella Galicia Caparica Surf Fest, evento em que Teresa Bonvalot se sagrou campeã.

Francisca Veselko e Guilherme Ribeiro, que estão a competir no Challenger Series, antecâmara do Championship Tour (CT), circuito mundial, terminaram em 5.º e 9.º, respetivamente. João Mendonça foi 13.º.

O circuito que atribui o título europeu e garante a qualificação para o Challenger Series viaja para a Galiza, no final do mês. O ABANCA Patin Classic Galicia Pro (QS 3000) decorre entre 27 de agosto e 1 de setembro.