João Almeida «muito feliz» pela vitória em etapa da Volta à Suíça

João Almeida «muito feliz» pela vitória em etapa da Volta à Suíça

CICLISMO14.06.202417:03

Português relativiza o facto de ter batido o seu companheiro de equipa Adam Yates e de ambos poderem lutar por mais vitórias em etapas e, principalmente, pela camisola amarela, quando faltam duas tiradas para concluir a prova

João Almeida afirmou estar «muito feliz» com a vitória na sexta etapa da Volta à Suíça, esta sexta-feira, em que consolidou o segundo lugar e reduziu a desvantagem para a liderança da classificação geral, que continua a pertencer ao seu companheiro na equipa UAE Emirates, Adam Yates, que bateu nos metros finais nesta tirada encurtada devido à neve.

«O Adam atacou ainda longe da meta, ganhou algum avanço, eu fiquei com o Bernal e Skjelmose, e depois arranquei, senti-me bem e pude apanhá-lo [Yates] e conseguimos manter a distância para os outros adversários. Estou verdadeiramente satisfeito por esta vitória».

Almeida, que tem estado entre os melhores na montanha, cumpriu os 42,5 quilómetros entre Ulrichen e Blatten em 55.13 minutos, após uma tirada curta devido à acumulação de neve, à frente do colega de equipa e líder da geral, o britânico Adam Yates, segundo a quatro segundos, e do dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), terceiro a nove.

O corredor português relativiza o facto de ter batido o seu companheiro de equipa e de ambos poderem lutar por mais vitórias em etapas e, principalmente, pela camisola amarela quando faltam duas tiradas para concluir a prova.

«Não estou muito preocupado com quem ganhe, desde que seja algum corredor da nossa equipa. Creio que, quem quer que vença a Volta, ambos ficaremos satisfeitos pelo outro. Estamos ambos felizes, respeitamo-nos e trabalhamos em conjunto. Ao final do dia, a vitória vai para a equipa. Faltam dois dias e esperamos conseguir», declarou.

A 12.ª vitória como profissional da carreira de Almeida, e a primeira em 2024, deixa-o a 27 segundos da liderança, a duas etapas do final, com o colombiano Egan Bernal (INEOS) em terceiro, a 1.28 minutos.

«Temos muito respeito mútuo. Na equipa, o coletivo é mais importante que o individual, temos feito um trabalho muito bom. Vamos focar-nos nos próximo dois dias e ver o que conseguiremos fazer», acrescentou João Almeida.

«Claro que gosto de vencer, sempre! Mas também respeito a equipa, os meus companheiros de equipa. Fico satisfeito por isso», frisou o português.