João Almeida cauteloso antes da montanha: «As sensações não são as melhores»
O corredor da UAE Emirates revela alguma preocupação com o seu estado físico

VOLTA A ESPANHA João Almeida cauteloso antes da montanha: «As sensações não são as melhores»

CICLISMO19.08.202421:01

Após três dias em que correu com «apoio fenomenal» do público português, corredor da UAE Emirates revela alguma preocupação com o seu estado físico na véspera da primeira etapa montanhosa

João Almeida diz que os três dias de arranque da Volta a Espanha em Portugal, apesar do caloroso apoio que tem recebido do público nas estradas, não foram os seus melhores na bicicleta. A quarta etapa, já integralmente percorrida no país vizinho, termina no Pico Villuercas, uma dura contagem de montanha de primeira categoria e o corredor da UAE Emirates revela alguma preocupação com o seu estado físico.

«As sensações não têm sido as melhores, não tenho muitas perspetivas para essa etapa. Vou dar o meu melhor, para tentar chegar na melhor posição possível», referiu o português, 9.º classificado da geral, a 32 segundos do líder Wout van Aert (Visma-Lease a Bike).

«Não me tenho sentido muito bem na bicicleta, mas pronto, amanhã [hoje] é outro dia, e certamente vou deixar tudo na estrada, e logo vemos como é que será o resultado. Mas seja este bom ou mau, darei tudo o que tenho, e o ciclismo tem também destas coisas, não é? É sempre um bocadinho imprevisível às vezes», declarou o quarto classificado do Tour 2024 e terceiro do Giro 2023.

Reconhecendo que a adesão e o entusiasmo do público português superaram as suas expectativas, João Almeida crê que o impacto da passagem da Volta a Espanha pode promover o ciclismo nacional. «Foram dias de apoio fenomenal. Sem palavras, mesmo. Foi incrível. Já esperava muito público, muito apoio, mas de facto superou as minhas expectativas», refere o corredor de 26 anos.

«A Vuelta ter vindo a Portugal foi bom para o ciclismo português, creio que ajudará a promovê a modalidade, e também a estimular um bocadinho, se calhar, algumas crianças a praticarem ciclismo, ou desporto no geral».