Iúri Leitão ganha incrível mural dourado em Paris (fotos)
O artista Glaçon desenhou um mural de homenagem a Iúri Leitão em Paris, onde o ciclista conquistou duas medalhas olímpicas (Glaçon/Instagram)

Iúri Leitão ganha incrível mural dourado em Paris (fotos)

CICLISMO22.08.202423:09

Ciclista português conquistou duas medalhas nos Jogos Olímpicos e foi surpreendido com homenagem

Menos de duas semanas depois de ter saído de Paris como a grande figura portuguesa nos Jogos Olímpicos, ao tornar-se no primeiro luso a conquistar duas medalhas na mesma edição, Iúri Leitão foi homenageado com um mural dourado pintado na zona de Austerlitz, na capital francesa.

O autor da pintura tem o nome artístico de Glaçon e é um francês de origens portuguesas, cujos avós são naturais da zona de Viana do Castelo, e foi ele quem partilhou a sua obra na qual surge Iúri Leitão a trincar a medalha de ouro que conquistou na prova de Madison, juntamente com Rui Oliveira, dois dias depois de ter conquistado a prata no Omnium.

«Mas que orgulho! Que OR-GU-LHO! Estiveram 5.000 atletas em Paris para os Jogos Olímpicos e um deles era vianense e voltou para Viana do Castelo com prata e ouro! Este dia 10 de agosto ficará para sempre nas nossas memórias. Nós portugueses, em Portugal e no estrangeiro. Não há palavras para explicar o orgulho em ser português e vianense ao mesmo tempo», escreveu o autor do mural, prometendo uma visita para breve a Portugal.

«Regressarei a Viana do Castelo para pintar o nosso Iúri Leitão nas paredes da nossa cidade», acrescentou ainda, ele que desenhou a silhueta do Santuário de Santa Luzia, uma das imagens de marca vianenses.

De referir que, além da pintura de homenagem a Iúri Leitão, que foi agora divulgada, Glaçon fez também um mural de Patrícia Sampaio, que foi a primeira atleta lusa a conquistar uma medalha, no caso de bronze, na capital francesa. Na pintura da judoca lusa, o artista escreveu «De Tomar para o Mundo», numa alusão à naturalidade da atleta.