Ciclismo Irmãos Oliveira em 10.º na corrida madison dos Mundiais
Os gémeos Ivo Oliveira e Rui Oliveira formaram, esta terça-feira, a dupla 10.ª classificada na corrida de madison dos Mundiais que unificam todas as disciplinas de ciclismo em Glasgow, Escócia.
Sextos nos Mundiais de 2021 e 2022, os irmãos da UAE Emirates voltaram a ficar no top-10 desta disciplina olímpica, somando mais pontos para a qualificação para os Jogos de Paris-2024, após averbarem oito pontos na prova.
Com um revezamento constante entre os dois ciclistas ao longo de 120 voltas à pista, a corrida de madison permite 10 sprints passíveis de pontuação. Os vice-campeões europeus da disciplina olímpica em 2020 ficaram longe das medalhas numa corrida com poucas tentativas de voltas de avanço, que valem 20 pontos, e seis desistências.
Os neerlandeses Jan Willem Van Schip e Yoeri Havik sagraram-se campeões do mundo, com 37 pontos, após um sprint final em que a Bélgica caiu de segunda para quarta, ultrapassada pela Grã-Bretanha (Oliver Wood e Mark Stewart), segunda com 35 pontos, e a Nova Zelândia (Aaron Gate e Campbell Stewart), terceira com 34 pontos.
Portugal esteve ainda ontem representada na corrida feminina por pontos através de Daniela Campos que se classificou em oitavo lugar, melhorando 11 posições relativamente à estreia em Mundiais seniores há um ano.
A corredora de 21 anos pontuou em três sprints, incluindo no último, cuja pontuação conta a dobrar. Os cinco pontos amealhados valeram-lhe o oitavo posto numa tabela comandada pela belga Lotte Kopecky (39 pontos) que conquistou o sexto título mundial da carreira na pista, segundo em Glasgow-2023 depois de ter subido ao lugar mais alto do pódio na prova de eliminação.