Novo presidente do Comité Olímpico de Portugal discursou na tomada de posse dos novos órgãos sociais
0 seconds of 4 minutes, 4 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
SNTV-Argentina humble Brazil 4-1 after securing its place at the 2026 World Cup
01:41
00:00
04:04
04:04
 

Fernando Gomes tomou posse: «O COP, a partir de hoje, é a minha vida a tempo inteiro»

Presidente do Comité Olímpico de Portugal, recentemente eleito, anuncia ter cessado funções como vice-presidente da UEFA, membro do Comité Executivo do mesmo organismo e também membro europeu no Conselho da FIFA para se dedicar «em exclusivo» ao cargo

O auditório Almada Negreiros, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, recebeu ao final da tarde desta terça-feira a sessão de tomada de posse de Fernando Gomes como presidente do Comité Olímpico de Portugal, perante uma plateia de cerca de três centenas de convidados.

O agora eleito presidente do COP tomou posse e foi o primeiro a fazer uso da palavra, anunciando que se dedicará, a título exclusivo, ao cargo de presidente do COP e que, para esse efeito, resignou aos cargos de vice-presidente da UEFA, membro do Comité Executivo do mesmo organismo e também membro europeu no Conselho da FIFA.

«Quero dizer-vos hoje, a todos e também em primeira mão, que esta manhã informei pessoalmente os presidentes da FIFA e da UEFA, duas das maiores organizações desportivas do mundo e onde tenho assento nos órgãos de liderança maior por eleição dos meus pares, que cessarei funções de imediato. O Comité Olímpico de Portugal é, a partir de hoje, a minha vida a tempo inteiro e em exclusivo, sem amarras e sem agenda que não seja a defender os atletas, o olimpismo e o desporto nacional no todo», declarou.

No evento estiveram figuras de relevo como o primeiro-ministro, Luís Montenegro, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ou o ministro dos Assuntos Parlamentares e Secretário de Estado do Desporto, Pedro Duarte.

Igualmente presentes na sessão estavam vários deputados, autarcas e presidentes das várias federações desportivas, incluindo a Federação Portuguesa de Futebol, representada pelos antigos internacionais João Vieira Pinto e Éder. Também o presidente do FC Porto, André Villas-Boas, que fez questão de cumprimentar Fernando Gomes com um aperto de mão antes do início da sessão.