Triatlo Federação Internacional apoia reintegração de russos e bielorrussos
A Federação Internacional de Triatlo (World Triathlon) decidiu apoiar a reintegração nas competições internacionais os atletas russos e bielorrussos, suspensos de todas as competições desde o início de março de 2022, na sequência da invasão russa da Ucrânia.
«O comité executivo apoiou a recomendação do COI (Comité Olímpico Internacional) de permitir o regresso à competição dos atletas com passaportes russo e bielorrusso, bem como de juízes, de ambos os países», informou a Federação, em comunicado.
O COI, recorde-se, recomendou, no passado dia 28 de março, a reintegração de atletas russos e bielorrussos sob bandeira neutra e a título individual, sem tomar, no entanto, uma decisão sobre uma possível participação nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. A posição segue em linha com a tomada pelas federações de esgrima e ténis.
A Federação Internacional de Triatlo indicou ainda estar«“a trabalhar com o COI e a ASOIF (Associação das Federações Olímpicas de Verão) para desenvolver um procedimento de revisão independente que permita decidir, caso a caso, sobre a reintegração dos triatletas e dos árbitros», lê-se no documento.
Por fim, a comissão executiva «reafirma a sua solidariedade para com a Ucrânia face à guerra em curso com a Rússia», e fixou a «neutralidade» de atletas e juízes como «condição absoluta» para o seu regresso.