Europeus Roma-2024: primeiro dia agridoce para portugueses

Europeus Roma-2024: primeiro dia agridoce para portugueses

ATLETISMO08.06.202400:07

Das lágrimas de Jessica Inchune no peso, à felicidade de Liliana Cá no disco

Jessica Inchude não conseguiu superar-se e ficou em nono lugar na final do lançamento do peso dos Campeonatos Europeus de atletismo, que decorrem em Roma (Itália) de 7 a 12 de junho.

Francisco Belo apurou-se para a final do peso e Carlos Nascimento segue em frente para as meias-finais dos 100 metros.

Antes já tinham ocorrido os apuramentos para as finais de Salomé Afonso, nos 1.500 metros, Liliana Cá, esta com apuramento olímpico para Paris-2024, e Irina Rodrigues, no disco, e de Gerson Baldé, no comprimento, antes de primeira final do dia, com os 20 quilómetros marcha.

Numa das finais do dia, o lançamento do peso feminino, Jessica Inchude não conseguiu chegar aos 18 metros que conseguira no apuramento e apenas fez três ensaios (17,56 – 17,77 – 17,81), quedando-se pelo nono lugar.

As medalhas decidiram-se com marcas ao alcance da atleta e isso deixou-a verdadeiramente desgostosa. Triste e em lágrimas saiu do estádio em busca do apoio para se “levantar” de novo. Desta vez a sua regularidade em provas anteriores não a ajudou. E o sonho ficou adiado.

Feliz estava Francisco Belo, que na qualificação do lançamento do peso, no grupo B, ficou em quarto lugar com a marca de 20,18 metros. «Estava à espera que tivesse corrido melhor, mas atendendo a que o apuramento para a final era o mais importante. Tenho andado a trabalhar neste objetivo de fazer o meu melhor nos primeiros lançamentos e hoje notou-se isso, mas alguns condicionantes físicos levam a ter algum maior cuidado, mas o resultado foi positivo. Ter terminado nos 12 primeiros deixa-me satisfeito e amanhã vamos passo a passo, passar aos oito primeiros, depois tentar o melhor da época, tentar o recorde pessoal, são motivações mentais que vamos tendo», afirmou.

Pelo contrário, Tsanko Arnaudov estava visivelmente triste por não ter conseguido apurar-se para a final. Terminou em 8º lugar com a marca 19,42 metros, um registo aquém do que ele esperava e acreditava ser capaz para chegar à final.

A primeira final dos Campeonatos Europeus de Atletismo chegou na jornada da tarde. Num belo percurso, mas com as suas singularidades, debaixo de forte calor, as marchadoras enfrentaram os 20 km de marcha na zona lateral do Estádio, terminando no seu interior. Para gáudio dos italianos, foi uma dobradinha transalpina, com Antonella Palmisano a vencer, à frente Valentina Trapletti.

Quanto às portuguesas, a melhor foi Vitória Oliveira, que cortou a meta em 17º lugar, com 1h33m39s. Para ela não foi o melhor registo, «mas foi o possível. Tentei primeiro seguir com elas, mas como o ritmo estava muito forte, contive-me, para me resguardar para a segunda parte da prova. Foi uma experiência para fixar e agora resta-me preparar o resto da temporada, em que os Jogos Olímpicos são objetivo».

Quanto às duas outras portuguesas Carolina Costa, em 23º lugar, com a marca de 1h37.01. «Não foi a prova que eu queria claro, tivemos aqui uma primeira parte em que sentimos muito calor, tentei resguardar-me mais, ser mais cautelosa para poder esgtar melhor na segunda parte. O meu objetivo era chegar ao recorde pessoal, mas não foi consegui», disse no final.

O mesmo discurso tem Inês Mendes, que terminou na 25ª posição, com 1h37m23s. E a atleta afirmou que, «como a prova se apresentava difícil, tentei começar mais cautelosa, para depois estar melhor no final, mas não consegui. Mas foi uma experiência a ter em conta, pois sei que posso fazer melhor».

Pouco depois chegava Carlos Nascimento, correndo a primeira série eliminatória dos 100 metros, ficando em quinto lugar com a marca de 10,35 segundos. «Por isso foi obrigado a esperar pelo final das três séries para confirmar esse apuramento. A prova não foi o que desejava, sabemos que posso fazer mais e melhor. Tive ali alguns percalços técnicos, tentei depois corrigir, mas numa corrida tão rápida, se não sai tudo perfeito somos penalizados. Agora estou nesta ansiedade de não ter a certeza se passo. Caso isso aconteça, o importante é amanhã melhorar os erros cometidos e tentar ser feliz», afirmou o atleta.

Na última prova da noite, Mariana Machado não esteve bem na final direta dos 5000 metros femininos. Ainda andou na frente da prova., com as favoritas, mas depois afundou-se e desistiu, passando pela zona mista sem dar qualquer palavra.Mais atletas na jornada da manhã de sábadoEsta passagem pelos atletas a competir amanhã (sábado, dia 8 de junho) passava pela atualização dos dados, contudo, várias falhas no sistema não deixaram fazer esse trabalho.

A abrir o segundo dia nos Europeus de Roma’24, teremos os 3000 m obstáculos, com as suas meias-finais. Nelas estará Etson Barros às 9h10 (mais uma hora em Roma.A manhã completa-se com as eliminatórias dos 100 e 400 metros. Nos 100 metros femininos, três séries, a partir das 9h50, com Lorene Bazolo, Rosalina Santos e Arialis Gandulla.Seguem-se depois as eliminatórias dos 400 metros, com João Coelho já apurado para as meias-finais. Em masculinos, Omar Elkhatib corre às 10h45 e em femininos, Cátia Azevedo corre às 11h20.