Estados Unidos batem Brasil e marcam encontro com a Sérvia na meia-final
'Dream team' norte-americana vai voltar a enfrentar a equipa sérvia no torneio
Os Estados Unidos venceram, esta terça-feira, o Brasil (122-87), nos quartos de final de Paris 2024. Como era esperado, a dream team norte-americana não deu hipóteses aos brasileiros, que ainda contaram tiveram um ‘super’ Bruno Caboclo (30 pontos, seis ressaltos, uma assistência), principal pontuador do encontro, mas não conseguiram resistir ao ‘luxo’ rotacional dos adversários.
Booker (18 pontos), Edwards (17), Embiid (14), Davis (14), Lebron James (12) e Durant (11) ajudaram na festa dos Estados Unidos, que perseguem o 17.º título olímpico na modalidade que dominam desde há muito tempo. O jogo teve sentido único desde cedo, ainda que o primeiro cesto tivesse sido brasileiro, e a maior prova disso são os 35 pontos de diferença no resultado final.
Nas meias-finais, os norte-americanos vão encontrar-se novamente com a Sérvia, equipa que, esta terça-feira, teve de contar com a sua estrela da NBA, Nicola Jokic (21 pontos, 14 ressaltos, nove assistências), para afastar uma determinada seleção da Austrália.
O tempo regulamentar terminou com um empate 82-82, mas o tempo extra sorriu aos sérvios, que venceram esse parcial por 13-8 e seguem em frente, deixando pelo caminho os australianos, medalha de bronze em Tóquio 2020 e agora fora da discussão das medalhas. Desta forma, sérvios e norte-americanos vão repetir o encontro da fase de grupos, que não terminou muito bem para a Sérvia, tendo sido derrotada por 84-110.
Também a equipa anfitriã, a vice-campeã olímpica França, vai seguir em frente para as meias-finais. Os gauleses deixaram para trás o Canadá, batido por 82-73, alavancando o fator casa para contrariar o ligeiro ascendente canadiano.
A equipa da casa vai bater-se com a Alemanha por um lugar na final, depois de estes eliminarem a Grécia (76-63), apesar dos 22 pontos de Giannis Antetokounmpo, numa partida em que a eficácia no momento de tentar triplos foi decisiva.
Os gregos estiveram na frente do marcador durante grande parte dos dois primeiros quartos, mas os germânicos mantiveram-se vivos na quadra e conseguiram forçar o empate a 36 ao intervalo, tomando a dianteira na etapa complementar.
As meias-finais estão agendadas para quinta-feira, com ambos os jogos para já agendados para as 16:30 horas (Lisboa).