Ellen Van Dijk interrompe carreira para ser mãe

Ciclismo Ellen Van Dijk interrompe carreira para ser mãe

CICLISMO09.03.202322:55

Ellen Van Dijk com 36 anos e que corre pela Trek-Segafredo, decidiu fazer uma pausa na sua carreira para ser mãe, a noticia foi avançada através de um comunicado da equipa e nas redes sociais. 

«Benjamin [marido] e eu estamos super empolgados em compartilhar a notícia de que estamos à espera do nosso primeiro filho para setembro. Sempre foi nosso desejo começar uma família e ainda parece um pouco imaginário realizar esse sonho. Quando o ano passado acertámos a renovação de contrato com a Trek-Segafredo, falámos sobre as minhas intenções que aparentemente entravam em conflito. Quero ganhar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, mas também construir família. A equipa sempre esteve aberta para ambos os cenários e isso foi muito emocionante», expressou a ciclista tricampeão do mundo de contrarrelógio, adiantando: «É uma pena não poder correr este ano, estava ansiosa por envergar a camisola arco-íris no Tour de França feminino e na Vuelta feminina. Também será estranho não defender o meu título mundial de contrarrelógio este ano, mas acho que a minha mente estará até lá em outro lugar».

Após a gravidez, Van Dijk tem objetivos definidos e quer voltar ao mais alto nível em 2024 e poder brilhar em Paris: «Ainda tenho objetivos por concretizat. Em 2016 no Rio de Janeiro caí no contrarrelógio e acabei dececionada em quarto lugar e não fui selecionada para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Juntamente com Benjamin e Josu Larrazabal [diretor de treinos da Trek-Segafredo] já começámos a elaborar cuidadosamente um plano estruturado para o meu regresso em 2024 e para Paris. Tudo sobre esta gravidez é novo para mim, muita coisa está a acontecer com o meu corpo e abraço cada mudança com muita alegria».

Natural de Harmelen na província de Utrecht nos Países Baixos, Ellen Van Dijk, conquistou 13 medalhas nos campeonatos do mundo de estrada entre 2012 e 2022, que incluem três de ouro no contrarrelógio individual em 2013, 2021 e 2022, quatro ouro no contrarrelógio por equipas em 2012, 2013, 2016 e 2018, três de prata e três de bronze. Ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Europeus em 2015 em Baku no contrarrelógio, foi cinco vezes campeã da Europa de contrarrelógio em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021 e por três vezes segunda. Na pista em 2008, ganhou uma medalha de ouro no scratch nos mundiais e uma de prata no omnium nos europeus, em 23 de maio do ano passado bateu o record mundial da hora com 49,254 km no velódromo de Grenchen na Suíça.