Critério do Dauphiné: Derek Gee conquista etapa e amarela

Critério do Dauphiné: Derek Gee conquista etapa e amarela

CICLISMO04.06.202416:28

Canadiano da equipa Israel-Premier Tech impôs-se, em sprint, ao francês Romain Grégoire (Groupama-FDJ), ambos distanciados três segundos de um grupo de 50 unidades em que chegaram os principais candidatos à classificação geral

Derek Gee venceu, esta terça-feira, a terceira etapa do Critério do Dauphiné, entre Celles-sur-Durolle e Les Estables, de 181,7 quilómetros, a segunda chegada em alto da corrida francesa que é antecâmara do Tour.

O canadiano da equipa Israel-Premier Tech impôs-se num grupo de 50 corredores nos últimos 300 metros da subida final do percurso, com 3,8 km de extensão a uma inclinação média de 5%, coincidendo com a meta.

Gee, que foi figura do Giro de 2023 ao classificar-se por quatro vezes em segundo em etapas, nunca vencendo, teve enfim o triunfo tão ambicionado no WorldTour, e tornou-se o primeiro corredor do seu país a conquistar uma etapa no Critiério do Dauphiné desde 2013, sucedendo a David Veilleux, ao bater, em sprint, o francês Romain Grégoire, da Groupama-FDJ. Os dois adiantaram-se três segundos ao grupo perseguidor em que se incluiam os principais candidatos à classificação geral, liderado pelo britânico da EF Education-EasyPost, Lukas Nerurkar, que fechou o pódio da etapa.

«Depois de me isolar comecei a ter flashbacks dos meus segundos lugares no Giro, mas precisava de me concentrar», afirmou Gee, que com o triunfo retirou a camisola amarela ao dinamarquês Magnus Cort Nielson (Uno-X), vencedor da segunda etapa e 21.º posicionado nesta tirada, a três segundos, precisamente a vantagem do canadiano passa a ter para o nórdico (2.º) no topo da classificação geral. Romain Grégoire é agora o terceiro, a quatro segundos de Gee.

Na quarta-feira, a etapa é um contrarrelógio individual de 34,4 km, que começará a definir os primeiros lugares desta edição do Critério do Dauphiné.