Avelino Silva candidato à federação de natação
Será a segunda candidatura a presidente da FPN, depois de Rui Bettencourt Sardinha já ter manifestado o mesmo desejo. Existe a possibilidade de vir a haver mais um ou até dois proponentes ao cargo apesar de ainda não estarem abertas as candidaturas a delegados da assembleia geral
Cerca de dois meses depois de Rui Bettencourt Sardinha ter confirmado que será candidato a presidente da Federação Portuguesa de Natação nas eleições para o ciclo olímpico 2024-2028 e que se irão realizar após os Jogos de Paris-2024, A BOLA pode confirmar que o atual líder da Associação de Natação da Madeira, Avelino Silva, será igualmente pretendente ao cargo até aos Jogos de Los Angeles-2028 e o anúncio oficial está previsto para as próximas horas.
Confirmam-se assim os rumores que já circulavam há alguns meses com Avelino Silva a deixar no ar, em várias ocasiões, quer em entrevistas como em conversas ou declarações em assembleias gerais, que poderia estar disposto a suceder a António José Silva na liderança da FPN e que por isso existe a possibilidade de não terminar, ou suspender, o seu mandato na associação madeirense antes do termo deste.
No último fim de semana, tanto Bettencourt Sardinha, que é vice-presidente da FPN para as águas abertas, natação adaptada e coordenador do alto rendimento das diferentes disciplinas, como Avelino Silva marcaram presença nos Nacionais de piscina curta que tiveram lugar em Leiria e, segundo informações recolhidas pelo nosso jornal, terão estado bastante ativos em contactos com treinadores, dirigentes e figuras de peso (e voto) da modalidade, havendo já um certo ambiente de pré-campanha eleitoral apesar de faltar pouco menos de um ano para as eleições.
Rui Bettencourt Sardinha ainda não formalizou a candidatura mas já terá a sua lista para a direção e órgãos sociais, assim como o programa, praticamente completos, o que terá forçado Avelino Silva a avançar já quando ainda nem sequer abriu o período de candidaturas para delegados da assembleia geral da federação.
No entanto, as movimentações das últimas semanas nos bastidores mostram que existe a séria possibilidade de, em breve, poder surgir uma terceira lista - ou até uma quarta -, que não se revê nos dois candidatos.
Bettencourt Sardinha, integra a direção de António José Silva desde que, em 2013, este sucedeu a Paulo Frischknecht através de escrutínio eleitoral, devendo apenas pedir a suspensão do mandato quando formalizar a candidatura e for aberto o processo eleitoral.
Tal como acontece com o atual presidente da federação, Avelino Silva não se pode recandidatar à associação da Madeira por ter atingido o limite de três mandatos.