Ciclismo António Morgado vice-campeão mundial de sub-23
António Morgado, de 19 anos, foi segundo classificado na prova de fundo do Mundiais de ciclismo de estrada, no escalão de Sub-23, disputada este sábado em Glasgow, na Escócia.
O português foi o mais rápido do quinteto que perseguiu o francês Axel Laurance, novo campeão mundial, ao cortar a meta com dois segundos de vantagem sobre o grupo perseguidor, após 168,4 quilómetros entre Loch Lomond e Glasgow.
Morgado repete a classificação de 2022, quando conquistou a medalha de prata no Mundial de Juniores de fundo, na Austrália.
Atrás do português de Salir do Porto, Caldas da Rainha, ficou o eslovaco Martin Svrcek, terceiro classificado e medalha de bronze, ao britânico Jack Rootkin-Gray, ao italiano Lorenzo Milesi e ao alemão Moritz Kretschy.
O francês Laurance atacou a 27 quilómetros do final e conseguiu resistir à perseguição do quinteto que integrava António Morgado, que não teve a coordenação indispensável a alcançar o fugitivo.
Nas últimas centenas de metros, o grupo fez um derradeiro esforço para discutir a medalha de ouro, mas Axel Laurance não cedeu e manteve a suficiente vantagem de dois segundos, enquanto o português era o mais rápido entre os seus pares, conquistando a medalha de prata.
Sobre os demais portugueses na corrida escocesa, Gonçalo Tavares classificou-se no 37.º lugar, a 4.54 minutos do vencedor, e Diogo Gonçalves no 53.º, a 8.20 m, e Alexandre Montez e Daniel Lima não terminaram.
António Morgado, que cumpre apenas a primeira época no escalão dos Sub-23, foi oficializado há alguns dias como reforço da WorldTeam UAE Emirates, equipa onde alinham os compatriotas João Almeida e Rui e Ivo Oliveira.