Antigo campeão paralímpico Pistorius obtém liberdade condicional dez anos depois de matar a namorada
Oscar Pistorius

Antigo campeão paralímpico Pistorius obtém liberdade condicional dez anos depois de matar a namorada

MAIS DESPORTO24.11.202312:35

Já cumpriu mais de metade da pena a que foi condenado

O antigo campeão paralímpico sul-africano Oscar Pistorius sairá em breve em liberdade condicional, uma década depois de ter matado Reeva Steenkamp, a namorada, a tiro.

Pistorius, de 37 anos, compareceu  perante um conselho de liberdade condicional em Pretória, onde está detido na África do Sul, e, por ter cumprido já mais de metade da pena a que foi condenado, poderá sair, estando já fixada uma data: 5 de janeiro de 2024.

Reeva Steenkamp morreu a 14 de fevereiro de 2013, com Pistorius a admitir ter disparado quatro tiros em casa, através da porta da casa de banho, mas em sua defesa disse pensar tratar-se de um ladrão. Pistorius tinha uma obsessão com a segurança e dormia com uma arma junto à cama. Depois de vários recursos, acabou por ser condenado a 13 anos de prisão.

Pistorius em 2010

Antes desta tragédia, Pistorius era uma figura de alto perfil no mundo do atletismo. Duplo amputado nas pernas, corria com próteses de fibra de carbono - tinha a alcunha de Blade Runner - e chegou a lutar pelo direito de poder competir nos Jogos Olímpicos e não nos Paralímpicos. 

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer