Algés já é campeão antes de começar o Nacional

Algés já é campeão antes de começar o Nacional

JUDO27.10.202322:52

Odivelas recebe este sábado no campeonato sénior por equipas, mas Benfica abdicou de tentar o tetra nos femininos. Nos homens Sporting parte à conquista do hexa.

O Pavilhão Multiusos de Odivelas irá receber, este sábado, o Nacional de Equipas seniores e antes mesmo da prova se iniciar, às 11 h, já é conhecido o campeão no sector feminino: o Algés. 

Passado 14 anos desde a última vez que conquistou o título nas senhoras, o Algés vai voltar a poder celebrar a conquista do campeonato, mas desta feia sem ter que realizar qualquer combate. É verdade que as judocas do clube da linha do Estoril ainda terão de passar nas pesagens a apresentarem-se na prova, mas não terão de vencer qualquer confronto visto as tricampeãs do Benfica e o Sintrense, outras duas pré-inscrições existentes, se terem retirado da competição. 

Já na temporada passada a prova apenas havia contando com quatro clubes, metade do que os oito que disputaram o cetro em 2019. Última edição antes da suspensão por dois anos do Nacional devido à pandemia. 

Já no campeonato masculino, onde Benfica e ACM Coimbra também não confirmaram a pré-inscrição, o pentacampeão Sporting estará em ação para defender o título que arrebatou por nove vezes nas últimas dez edições. Reinado apenas interrompido pela Universidade Lusófona em 2013.

Aqui existe uma leve quebra de participantes: serão 9 clubes. Em 2022 competiram 13 equipas e em 2019 12. No entanto existe a dúvida se os elementos da Seleção Jorge Fonseca (-100 kg) e João Fernando (-81 kg) irão combater pois além de terem acabado de regressar do Grand Slam de Abu Dhabi, a partir da próxima sexta-feira terão o Europeu de Montpellier. 

Seleção para o Euro onde Telma fará (outra vez) história

27 outubro 2023, 18:21

Seleção para o Euro onde Telma fará (outra vez) história

Dentro de uma semana Portugal apresentar-se-á com uma equipa de 14 judocas no Campeonato da Europa de Montpellier e na qual quatro deles já foram medalhados no evento. Mas nenhum como a judoca do Benfica. A medalha que falta no currículo de Jorge Fonseca.

Razão que também terá levado o Benfica, com Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg) e Rochele Nunes (+78 kg), a abdicar de lutar para tentar fazer o tri nos femininos. Aliás, de certa forma não se percebe porque uma competição como esta está marcada para uma semana antes do Euro.   

Além do Sporting; competem nos homens: Algés (vice-campeão), JC Ramo Grande, Académica Coimbra, Universidade Lusófona, Salesianos, Sintrense, Sport do Porto e Pinhal Novo.