Seleção para o Euro onde Telma fará (outra vez) história

Seleção para o Euro onde Telma fará (outra vez) história

JUDO27.10.202318:21

Dentro de uma semana Portugal apresentar-se-á com uma equipa de 14 judocas no Campeonato da Europa de Montpellier e na qual quatro deles já foram medalhados no evento. Mas nenhum como a judoca do Benfica. A medalha que falta no currículo de Jorge Fonseca.

Concluído o Grand Slam de Abu Dhabi, antepenúltima etapa do Circuito Mundial em 2023 e na qual Rochele Nunes (+78 kg) conquistou, aos 34 anos, a primeira medalha de ouro num slam (1+4+6) e Catarina Costa (-48 kg), João Fernando (-81 kg) e Patrícia Sampaio (-78 kg) ficaram a uma vitória do pódio, as atenções da Seleção viram-se, agora, para o Europeu de Montpellier, que começa sexta-feira e onde Portugal apesentará uma equipa de 14 judocas, mas com Thelmo Gomes (-73 kg) a deslocar-se a expensas próprias. 

Com Catarina a ter sido vice-campeã europeia em Sófia-2022 e única portuguesa a subir ao pódio num campeonato em que Patrícia Sampaio (-78 kg) teve o infortúnio de lhe ter saltado o ombro direito durante o combate das meias-finais, na equipa para Montpellier um destaque especial: Telma Monteiro (-57 kg). 

Seleção Nacional

Masculinos
-60 kg Rodrigo Lopes Benfica
-73 kg Thelmo Gomes* Benfica
-81 kg Anri Egutidze Benfica
-81 kg João Fernando Sporting
-100 kg Jorge Fonseca Sporting

Femininos
-48 kg Catarina Costa Académica Coimbra
-48 kg Raquel Brito Algés
-52 kg Joana Diogo JC Coimbra
-52 kg Maria Siderot Sporting
-57 kg Telma Monteiro Benfica
-63 kg Bárbara Timo Benfica
-70 kg Joana Crisóstomo Univ. Lusófona
-78 kg Patrícia Sampaio Gualdim Pais
+78 kg Rochele Nunes Benfica
Selecionadores: Pedro Soares e Marco Morais
* Compete a expensas próprias

A olímpica do Benfica, detentora de um invejável palmarés de 15 pódios em Europeus, com 6 títulos de campeã, 2 pratas e 7 bronzes, continua a ser candidata onde quer que compita, ou não ocupasse a 12.ª posição no ranking mundial e estivesse entre as melhores para se qualificar para os seus sextos Jogos Olímpicos. 

Competirá a menos de dois meses de celebrar 38 anos e assim que colocar um pé dentro do tatami da Sud de France Arena, tornar-se-á no judoca português, em ambos os sexos, com mais participações em campeonatos da Europa: 17. Recorde que (ainda) divide com a retirada Joana Ramos. Sófia-2022 foi a única ocasião em que Monteiro não terminou medalhada, sendo eliminada na 2.ª ronda.  

Na Seleção outros três destaques: Bárbara Timo (-63 kg), bronze na edição de Lisboa-2021 e sempre entre as favoritas ao lugares de topo: Rochele, foi bronze em Praga-2020 e Lisboa-2021 e ainda agora mostrou encontrar-se num bom momento de forma; e o duas vezes campeão do mundo Jorge Fonseca (-100 kg), que já foi bronze em Praga-2020 mas na época passada caiu na 2.ª ronda por um erro do próprio ao virar as costas ao adversário. Este é o título que lhe falta no currículo e há muitos anos ambiciona.