Xavier e Jota acreditam em «ponto de viragem» para o Tondela
Jota, jogador do Tondela
Foto: IMAGO

Xavier e Jota acreditam em «ponto de viragem» para o Tondela

NACIONAL08.09.202313:12

Dois empates e duas derrotas no arranque da época não retiram motivação aos dois jogadores

O início de temporada do Tondela não foi positivo. Os beirões ainda não venceram na presente edição da Liga 2 – dois empates e duas derrotas -, pelo que é necessário inverter o quanto antes o rumo para que o clube possa partir para uma época que vá ao encontro dos anseios dos seus responsáveis e adeptos.

O passo seguinte será dado na Taça da Liga, sendo que a partida deste sábado (20.30 horas), no terreno do Vitória de Guimarães, oferece, em teoria, grandes dificuldades aos tondelenses.

Ainda assim, Xavier e Jota, dois dos jogadores mais carismáticos do atual plantel do Tondela, encaram a deslocação a Guimarães como o cenário ideal para uma inversão de rumo.

«Estes são os jogos mais fáceis de se jogar. Num bom estádio, contra uma boa equipa, e isso torna as coisas muito mais fáceis. Este jogo pode ser perfeito para ser o nosso ponto de viragem para conseguirmos arrancar para melhores resultados», assinalou Xavier, em declarações prestadas à margem do Thinking Football Summit, que decorre na cidade do Porto.

Na ocasião, o esquerdino esteve acompanhado de Jota, sendo que o defesa-central também alinhou pelo mesmo diapasão: confiança.

«Sabemos que vimos de resultados menos bons, temos trabalhado muito sobre as questões que temos feito menos bem, e é um jogo para ganhar. É assim que encaramos todos os jogos. Não é uma partida que valha três pontos, mas onde está em disputa a passagem à fase de grupos da Taça da Liga. Início de época menos bom? Temos 19, 20 jogadores novos e, para conseguirmos trabalhar e termos um grupo forte, a malta tem de se conhecer e assimilar as ideias do treinador. Esse é um processo difícil, como toda a gente sabe. Mas temos a mesma ou mais qualidade do que na época passada e tenho a certeza de que vamos dar a volta a isto», assinalou Jota Gonçalves, também ele um dos capitães de equipa.

Questionado sobre a possibilidade de o Tondela poder ser candidato à subida de divisão, Xavier respondeu de forma pragmática: «Temos 2 pontos no Campeonato, não era, obviamente o que queríamos, uma vez que queríamos ter 12, mas o que me deixa tranquilo é saber que há qualidade no grupo para invertermos esta situação que não é positiva, não podemos esconder. Relativamente à subida de divisão, temos de perceber o contexto do Tondela. O ano passado foi complicado, agora temos uma equipa nova e temos de perceber tudo isso. Só podemos pensar jogo a jogo, lutar sempre para vencer e no final faremos as contas.»