Liga Conferência West Ham e Fiorentina a 7 de junho em Praga na final
O West Ham, de Londres (Inglaterra) e a Fiorentina, de Itália, qualificaram-se na noite desta quinta-feira para a final da Liga Conferência da UEFA, que será jogada a 7 de junho na Eden Arena, em Praga (Rep. Checa) após vencerem, e ambos fora de casa, os encontros da segunda mão das respetivas meias-finais da prova.
Em Alkmaar, nos Países Baixos, os ‘hammers’ londrinos (West Ham), que haviam vencido na primeira mão por 2-1, aguentaram a vantagem e o técnico escocês David Moyes pulou de alegria aos 90+4, quando um golo do espanhol Pablo Fornas sentenciou a vitória dos visitantes (0-1) e o apuramento, com 3-1 no agregado da eliminatória.
Mas sofrido apuramento da formação ‘viola’ no St. Jakob-Park, em Basileia (Suíça): depois da vitória da formação helvética, orientada por Pascal Jansen, no encontro da primeira mão, disputado no Estádio Artemio Franchi, em Florença (Itália) por 2-1, foi exatamente com o mesmo resultado, mas agora favorável à formação treinada por Vinzenzo Italiano (Fiorentina) que se esgotaram os 90’, havendo necessidade de 30 minutos de prolongamento para decidir o finalista da prova.
Isto depois de o médio argentino Nicolás González se converter no herói do jogo para os de Florença: inaugurou o marcador para os visitantes (0-1) aos 35’ e, já depois do médio suíço Zeki Amdouni igualar (1-1) o encontro e recolocar o Basileia na frente da eliminatória (3-2, então), o centrocampista das ‘pampas’ bisou para a formação ‘viola’ aos 72’ (1-2).
No prolongamento, emoção e nervos e o momento culminante quando já se adivinhava o desempate por penáltis veio na compensação, aos 120+9, e para a Fiorentina, com o golo do médio checo Antonin Barak a selar o 1-3 para os visitantes e a presença da equipa italiana na final da Liga Conferência, onde, recorde-se, deixaram pelo caminho o SC Braga (0-4 e 2-3).
O apuramento da Fiorentina sela, assim, a presença de um clube de Itália em cada uma das finais das ‘eurotaças’ da temporada: Inter de Milão na Champions, Roma na Liga Europa e Fiorentina na Liga Conferência.