Way 45: o 'rapper' do Bairro da Jamaica que é Leão nos relvados
Rafael Leão
Foto: IMAGO

CROMO DO EURO Way 45: o 'rapper' do Bairro da Jamaica que é Leão nos relvados

INTERNACIONAL13.07.202407:00

Futebol e música dividem o coração do internacional português; Nome artístico faz referência ao bairro onde cresceu

Não é só nos campos que Rafael Leão espalha magia. Longe dos holofotes dos estádios de futebol, o internacional português pendura as chuteiras e agarra no microfone. Aí, Rafael Leão passa a ser Way 45, o rapper.

Filho de um cantor de semba e sobrinho de um DJ, Rafael Leão sempre esteve rodeado de música. No entanto, a história de Way 45 começou apenas em 2020, em plena pandemia. Por estar em Itália, onde a Covid-19 estava muito ativa, não podia sair de casa e começou a testar a sua aptidão para a música: «Na quarentena foi quando comecei a experimentar as minhas letras em certos instrumentais e mostrei a algumas pessoas que estavam dentro da música, para sentir o feedback, e foi bom», afirmou, em declarações ao Observador.

O seu nome artístico - Way 45 - faz referência ao código postal do Bairro da Jamaica (2845), no Seixal, onde cresceu. Leão explicou o porquê desta escolha: «O significado é nunca te esqueças de onde vieste, por onde andares, por onde fores. Mantém sempre a tua identidade

Rafael Leão ao serviço do Sporting, num clássico contra o FC Porto, em que marcou (IMAGO)

Como Way 45, lançou o EP Beginning, em 2021, e o álbum My life in each verse, em 2023.

Apesar de conciliar as duas paixões, Leão deixa bem explícita a diferença entre o futebolista e o rapper: «O Rafael Leão joga à bola, o Way 45 é outra pessoa. É um artista que expressa os seus feelings, de onde veio, as dificuldades que já passou, como vive hoje em dia e aquilo que espera alcançar.»

Rafael Leão ao serviço do Milan (IMAGO)

Depois da formação no Sporting e da passagem pelo Lille, o internacioal luso está agora ao serviço do Milan, onde já conquistou o coração dos tiffosi rossoneri.

Apesar do talento para a música, é nos relvados que, certamente, irá continuar a destacar-se.

Este artigo partiu do perfil de Rafael Leão que A BOLA publicou no âmbito da Guardian Experts’ Network, uma rede de troca de conteúdos liderada pelo conceituado jornal inglês, e que inclui meios de comunicação social de vários países representados no torneio.