«Rafael Leão é um bom suplente e não titular numa equipa que ambiciona ganhar»
Rafael Leão (IMAGO)

«Rafael Leão é um bom suplente e não titular numa equipa que ambiciona ganhar»

SELEÇÃO27.06.202411:14

Giorgio Chiellini considera que o extremo português não deveria ser titular na seleção portuguesa

No rescaldo da derrota de Portugal diante da Geórgia (0-2), Girogio Chiellini, atualmente comentador na Sky Sports italiana, analisou o desempenho de um jogador português que tem sido opção para Roberto Martínez mas que, curiosamente, nem atuou nesta partida: Rafael Leão.

O antigo internacional transalpino começou por questionar o nível futebolístico do extremo do Milan, considerando mesmo que não tem capacidades para ser titular na Seleção Nacional: «Hoje, na minha opinião, é mais um bom suplente do que um titular numa equipa que quer ganhar o Campeonato da Europa e a Liga dos Campeões. Se o compararmos com Vinícius e Mbappé... como é que se pode dizer que ele está nesse nível? Estamos a falar de 100 a 150 milhões. Se é esse o nível de comparação, ele não lá está. Se, em vez disso, me disserem que é um grande jogador, que é bom, sim, todos sabemos isso. Mas se quisermos elevar a fasquia e compará-lo com esses jogadores, na minha opinião ele ainda não está lá.»

Chiellini afirmou, ainda, que, a seu ver, Leão não é o companheiro de ataque ideal para Cristiano Ronaldo: «Gostei do Cristiano Ronaldo nos outros jogos, porque acho que é mais útil do que o Gonçalo Ramos para Portugal, não acho que o Leão seja o seu melhor parceiro, mas sim o Jota. É muito mais funcional para o seu jogo, porque podem trocar de posições. O Leão, por outro lado, tem sempre um toque a mais que o faz perder o seu jogo. Não é o jogador certo para o Ronaldo e vice-versa.»

Rafael Leão falhou o jogo com a Geórgia devido a castigo, mas estará de volta às opções de Roberto Martínez para o jogo frente à Eslovénia, na próxima segunda-feira, às 20h (hora portuguesa), a contar para os oitavos de final do Euro 2024.