Vestiu pela primeira vez as luvas de guarda-redes porque tinha frio
Brice Samba IMAGO / Sports Press Photo

CROMO DO EURO Vestiu pela primeira vez as luvas de guarda-redes porque tinha frio

INTERNACIONAL12.07.202407:00

Brice Samba foi um dos guardiões de França neste Euro 2024, mas o primeiro contacto com as luvas não foi para jogar futebol

Diz-se que há quem nasça para ser guarda-redes. Brice Samba teve o primeiro contacto com as luvas ainda em criança, mas não foi nos relvados.

«Tinha as mãos frias e comecei a chorar. Deitei água quente por cima delas, o que não se deve fazer. Comecei a chorar outra vez. A minha tia deu-me um par de luvas e umas luvas de guarda-redes. Tenho de lhe perguntar outra vez porque é que me comprou luvas de guarda-redes», contou em entrevista o guardião que esteve ao serviço de França neste Euro 2024.

Todos os perfis da seleção francesa no Euro 2024

Brice Samba nasceu no calor do Congo e acabou por mudar-se para o frio de França aos 6 anos, onde guarda estas memórias. O seu segundo grande contacto com o futebol foi nas escolinhas do Le Havre, mas mal sabia que em 2013/2014 se iria estrear na equipa principal do Marselha, na Ligue 1.

Em 2019/2020, Samba seguiu para o Nottingham Forest, sendo mesmo um dos heróis da conquista do Championship, em 2021/2022. Agora, está de volta às origens e na última temporada, ao serviço do Lens, foi um titular absoluto com 42 jogos disputados. São números gordos que também permitiram a Brice cumprir outro sonho: estrear-se pela seleção francesa, ao ser titular na vitória por 3-0 frente a Gibraltar, na fase de qualificação precisamente para este Europeu.

Aos 30 anos, Brice Samba sabe que, pelo menos nos relvados, não vai ter mais frio nas mãos. Depois de não ser opção nesta estreia em Europeus, na Alemanha, o camisola 1 dos Les Bleus prepara-se para mais uma época no Lens, apesar dos rumores de um eventual regresso ao Marselha. Sabemos é que este guarda-redes nunca será como o «nosso» Ricardo, porque nunca vai largar as luvas…

Brice Samba não chegou a sair do banco neste Euro 2024 IMAGO / Gonzales Photo

Este artigo partiu do perfil de Brice Samba que A BOLA publicou no âmbito da Guardian Experts’ Network, uma rede de troca de conteúdos liderada pelo conceituado jornal inglês, e que inclui meios de comunicação social de vários países representados no torneio.

0