Vizela: colocar trancas à porta para aspirar ao sucesso
Fabijan Buntic, guarda-redes do Vizela, será a última barreira aos ataques dos flavienses. (Foto: IMAGO)

Vizela: colocar trancas à porta para aspirar ao sucesso

NACIONAL10.04.202418:24

Minhotos sofrem golos há quatro jogos consecutivos e estão a apenas um de igualar o pior registo; melhorar registo defensivo é fundamental para a conquista da tão desejada vitória na 'final' diante do Chaves

Quem não sofre golos está sempre mais perto de ganhar. Esta é uma frase feita do futebol, mas tem toda a propriedade e encaixa que nem uma luva nas aspirações futuras do Vizela.

O emblema minhoto tem, nesta altura, 59 golos sofridos, registo que lhe confere o rótulo de terceira pior defesa da Liga - apenas Chaves e Portimonense (ambos com 60 tentos consentidos) superam esta marca negativa.

Estes números foram ainda mais reforçados nos últimos quatro jogos, nos quais os comandados de Rubén de la Barrera sofreram sempre: Farense (2-1), FC Porto (1-4), Casa Pia (0-4) e Famalicão (2-3). Foram 12 golos consentidos em quatro partidas, o que dá uma média extremamente elevada: três por jogo.

A receção ao Chaves, partida da 29.ª jornada que se reveste de cariz crucial no que diz respeito à luta pela permanência, oferece, pois, ao conjunto vizelense mais esse desafio: tentar voltar a não sofrer. Para, assim, ficar (lá está...) mais perto de ganhar.

E olhando aos dados desta época, sofrer golos diante dos flavienses significa igualar a pior série defensiva até à data. Entre as jornadas 16 e 20, o Vizela viu sempre a sua baliza ferida, no caso, diante de Estrela da Amadora (1-1), Boavista (1-4), Sporting (2-5), Arouca (0-5) e Vitória de Guimarães (0-1).

Rubén de la Barrera terá, pois, especial atenção ao processo defensivo, para que Fabijan Buntic e restantes elementos da retaguarda possam estar devidamente preparados para evitarem as investidas do ataque do Chaves e, dessa forma, o Vizela poder ter mais aspirações a somar os três desejados pontos no duelo entre as duas equipas que estão nos lugares de descida direta à Liga 2.

O Vizela, recorde-se, está a cinco pontos do Portimonense, conjunto que está em zona de play-off, e a sete do Estrela da Amadora, emblema que ocupa o primeiro posto fora da zona de perigo. A seis jornadas do final do campeonato, é caso para dizer que a receção ao Chaves só oferece duas possibilidades aos vizelenses: ganhar ou... ganhar.