11 janeiro 2024, 08:00
Santa Clara-Nacional: um deles será o representante das Ilhas
Confronto para os oitavos de final da Taça de Portugal
Santa Clara bateu o Nacional, levando a melhor no desempate por penáltis (4-2); Vitória venceu o Penafiel com um golo solitário na segunda parte
Veja abaixo todas as incidências do terceiro e último dia dos oitavos de final da Taça de Portugal. A ronda começou com duelo entre Santa Clara e Nacional às 18:00 horas, seguido de Vitória contra Penafiel às 20:15 horas. No final das contas, Santa Clara e Vitória de Guimarães levaram a melhor dos adversários, e agarram-se às últimas duas vagas nos quartos de final da competição.
Boa tarde! Junte-se a nós no terceiro e último dia em que decorrem os oitavos de final da Taça de Portugal. Santa Clara e Nacional têm encontro marcado para as 18 horas, com o Vitória de Guimarães e o Penafiel a enfrentarem-se mais tarde, às 20:15 horas. Duas destas quatro equipas terão a oportunidade de se juntarem a Sporting, FC Porto, Leiria, Gil Vicente, Vizela e Benfica, já qualificados para os quartos de final da prova.
Fez-se justiça! Embora se tenha registado um empate sem golos ao fim de 90 minutos, o Santa Clara esteve praticamente o encontro todo por cima, foi sempre a equipa mais perigosa e quem mais ameaçou a baliza contrária. No entanto, o golo teimava em entrar, e a decisão acabou por ser adiada para lá do tempo regulamentar.
O golo surgiu, finalmente, na segunda parte do prolongamento, com Klismhan a inaugurar o marcador com um excelente tento de cabeça. O Nacional, porém, viria a frustrar os açorianos e, ao cair do pano, Dudu empatou a partida através da marcação de uma grande penalidade.
O jogo prosseguiu para o desempate em grandes penalidades e, no final, foi o Santa Clara a sorrir: o Nacional falhou as duas primeiras marcações, o Santa Clara não falhou nenhuma e o desempate acabou em 4-2 para os açorianos. A equipa de Vasco Matos é, assim, a sétima equipa a qualificar-se para os quartos de final da Taça de Portugal.
Termina o encontro, e o Santa Clara está nos quartos de final!
Santa Clara leva a melhor no desempate por penáltis, ganhando por 4-2.
O Nacional já falhou os primeiros dois pontapés da marca de grande penalidade! Por outr lado, o Santa Clara converteu as suas duas oportunidades. Santa Clara mais perto de carimbar o passaporte diretamente para os quartos de final!
Está tudo pronto, vamos a isto! Aguentem os nervos!
Acaba o prolongamento!
1-1 no marcador, e o jogo vai ser desempatado através de grandes penalidades. Açorianos ou madeirenses: quem vai sorrir no final?
120+3' - Dudu a mandar para a esquerda, Marco Dias para a direita, e a bola a beijar a rede! Tudo indica que vamos a penáltis!
120+1' - Penálti para o Nacional! O árbitro marca grande penalidade, ao cair do pano, para os insulares. Possibilidade para os madeirenses levarem o jogo para penáltis!
111' - Marca Klismahn, de cabeça! O Santa Clara a marcar, na sequência de um canto, e depois de ter estado praticamente o encontro todo por cima.
Final da primeira parte do prolongamento. Veremos se a segunda parte traz golos. Caso contrário, vamos a penáltis!
102' - Estamos a chegar ao final da primeira parte do prolongamento, e não se avizinha um desfecho. Nenhuma das equipas está a conseguir criar verdadeiras ocasiões de perigo por esta altura.
Sidney Lima, que estava em dificuldades, foi substituído por Bruno Almeida.
Começa a primeira parte do prolongamento.
Termina o tempo regulamentar!
Vai haver prolongamento em Ponta Delgada.
90+4' - Ai ai, que perigo! O Nacional não quer ir para prolongamento! Zé Gomes a cruzar, remate de cabeça de Carlos Daniel a forçar Marcos Dias a uma defesa muito apertada!
90+2' - Olha olha! Sidney, mesmo em dificuldades, reentrou em campo para a equipa não ficar com dez.
89' - Sidney Lima, com queixas no ombro, vai ter de sair. O Santa Clara já não tem substituições disponíveis, pelo que terá de aguentar o tempo de compensação com menos um em campo, sendo que as equipas têm direito a uma substituição extra no prolongamento.
87' - Luís Esteves a rematar para o Nacional, de fora da área, mas a bola sai muito por cima.
76' - Nova substituição para o Santa Clara: sai Yannick Semedo, também com dificuldades, e entra Ageu para o seu lugar.
74' - Safira sai do campo de maca, em dificuldades, e é rendido por Rafael Martins. Entra também Gabriel Silva por Vinícius.
72' - Última substituição para o Nacional, sai André Sousa e entra José Gomes.
71' - Mas que perigo! O Santa Clara continua a ser a equipa mais perto do golo, mas, à semelhança da primeira parte, o golo não quer nada com o Santa Clara! Impressionante o número de vezes que a bola chega à área do Nacional, mas os sucessivos remates teimam em não entrar.
65' - Periogoso para os açorianos! Cruzamento de Ricardinho e Safira, de cabeça, esteve pertíssimo de inaugurar o marcador. Talvez o melhor lance ofensivo da partida!
62' - Dupla substituição no Santa Clara, saem Diogo Calila e Serginho, entram Lucas Soares e Klismahn.
55' - Primeiros dez minutos da segunda parte bastante divididos. As substituições fizeram bem ao Nacional!
Saem Gustavo, Danilovic, Ramírez e Jota Garcês, entram Sérgio Marakis, Carlos Daniel, Rúben Macedo e Ulisses.
Recomeça o jogo! O Nacional faz quatro alterações ao intervalo.
Termina a primeira parte!
Empate a zero ao fim dos primeiros 45 minutos, com o Santa Clara a ir para o descanso claramente por cima do encontro.
42' - Ocasião clara para o Santa Clara: tudo bem feito até chegar à área, mas, mais uma vez, os açorianos a demonstrarem falta de eficácia no momento da finalização.
28' - O Nacional está, por esta altura, mais atrevido. Depois de uns primeiros minutos onde o Santa Clara esteve claramente por cima, o jogo está neste momento mais partido, com os madeirenses a conseguirem finalmente atacar a baliza contrária.
25' - Primeiro amarelo da partida: é para Sidney Lima, defesa do Santa Clara, que intercetou um lance perigoso do Nacional com recurso a falta.
18' - O Santa Clara está muito melhor no encontro até agora. Os açorianos já criaram inúmeras ocasiões, com a bola a chegar várias vezes à área do Nacional, mas com os jogadores da frente a manifestarem falta de eficácia à frente da baliza.
10' - Dez minutos de jogo e o Santa Clara vai acumulando ataques e ocasiões. O Nacional, até ao momento, com muita dificuldade em reagir!
3' - Santa Clara mais ameaçador nestes primeiros instantes da partida. Os jogadores dos açorianos pediam penálti, mas o árbitro nada assinalou.
Rola a bola!
Começa a partida entre as duas equipas das ilhas!
O jogo está prestes a começar!
Suplentes do Nacional: João Aurélio, Carlos Daniel, Luís Esteves, José Gomes, Lucas França, Rúben Macedo, Sérgio Marakis, Jordi Pala, Ulisses.
Onze do Nacional: Rui Encarnação; Diga Almeida, Paulo Vitor, Chico Gonçalves, André Sousa; Jota Garcês, Danilovic, André Sousa; Jesús Ramírez, Dudu, Gustavo.
Treinador do Nacional: Tiago Margarido.
Suplentes do Santa Clara: João Afonso, Luís Rocha, Paulo Henrique, Ageu, Bruno Almeida, Lucas Soares, Gabriel Silva, Klismahn, Rafael Martins.
Onze do Santa Clara: Marcos Díaz; Sema Velásquez, Pedro Pacheco, Sidney Lima; Diogo Calila, Yannick Semedo, Serginho, MT; Vinícius, Safira, Ricardinho.
Treinador do Santa Clara: Vasco Matos.
Já há onze do Santa Clara!
Nacional dá o mote para o jogo nas redes sociais. Santa Clara também está pronto para «representar os Açores» no duelo esta tarde!
Duelo entre 'arquipélagos': Santa Clara, de Ponta Delgada, recebe o Nacional, do Funchal, no Estádio de São Miguel. O encontro, marcado para as 18:00, opõe o segundo e terceiro lugar da Liga 2, ambos com 33 pontos. É a primeira vez que as duas equipas cruzam caminho na Taça de Portugal, e só uma delas continuará a representar as ilhas nos quartos de final.
Para chegar a esta fase, os bravos açorianos derrotaram o Ribeirão FC — que disputa o Campeonato de Portugal — por 3-0 na 2.ª eliminatória, tendo depois vencido o Vianense, da Liga 3, por 2-0 após prolongamento, e ainda o Elvas, também do Campeonato de Portugal, no desempate em grandes penalidades (4-1) após um empate a uma bola.
Já os insulares, na sua caminhada até aos oitavos, venceram o Portosantense, do Campeonato de Portugal, por 4-2, tendo depois aplicado uma goleada de 6-1, na eliminatória seguinte, ao Mirandela (também do Campeonato de Portugal), e eliminado o Casa Pia, na 4.ª eliminatória, no desempate por penáltis (6-5) após empate a zero nos 120 minutos.
Para uma antevisão mais pormenorizada sobre o encontro, leia a antevisão abaixo:
11 janeiro 2024, 08:00
Confronto para os oitavos de final da Taça de Portugal
O Vitória derrotou o Penafiel, e garante assim a última vaga nos quartos de final da Taça de Portugal.
A primeira parte foi bastante dividida, com as duas equipas a tentarem explorar os espaços, mas sem grande sucesso. Com a exceção de algumas tentativas tímidas, nenhuma das equipas conseguiu realmente criar perigo.
As duas formações voltaram do descanso revitalizadas, e a segunda parte teve muito mais oportunidades para os dois lados. No entanto, o Vitória acabou por se superiorizar na partida, com alguma naturalidade (dado o poderio do conjunto da primeira Liga), e chegou mesmo ao golo através de Jota Silva, que balançou as redes à passagem do minuto 75. O resultado não se alterou até ao apito final, com o Vitória a selar a passagem para os quartos de final.
Termina o encontro!
O Vitória de Guimarães vence por 1-0, e está nos quartos de final.
90' - O árbitro dá cinco minutos de compensação.
82' - Como? Oportunidade escandalosamente falhada para o Vitória, que podia ter aumentado a vantagem!
75' - Marca Jota Silva! Só teve de encostar após bom cruzamento. Vitória mais perto de chegar aos 'quartos'!
67' - Remate potente de Nélson da Luz, mas a bola sai ao lado da baliza do Penafiel.
57' - Que perigo! Penafiel muito perto do golo novamente. O Vitória que se cuide!
54' - Robinho, do Penafiel a mandar uma bola à trave ao tentar um cruzamento! Perigoso.
53' - Nuno Santos esteve muito perto de marcar para o Vitória, mas a bola saiu ligeiramente por cima!
51' - André Silva a cabecear, mas a permitir uma defesa fácil a Baldé.
Recomeça o encontro!
Tempo para o intervalo!
O Vitória esteve, de modo geral, por cima no encontro, mas os primeiros 45 minutos terminam empatados a zero.
31' - André Silva foi ao chão na área do Penafiel, mas o árbitro mandou seguir.
27' - André Silva com uma excelente oportunidade para inaugurar o marcador, mas Baldé disse presente.
25' - O Vitória vai, aos poucos, apoderando-se do controlo do jogo.
14' - Penafiel com uma oportunidade muito boa, mas sem conseguir concretizar. Charles Silva magoou-se no lance, mas parece já estar bem.
10' - As duas equipas ainda à procura dos espaços para explorar. Dez minutos muito amenos, sem verdadeira superioridade de algum dos lados.
3' - Mangas esteve perto de inaugurar o marcador para o Vitória, mas Baldé fez uma defesa apertada.
Começa o jogo!
Último encontro do dia, e dos oitavos de final. Vamos a isto!
Está prestes a começar o último encontro do dia e da 5ª eliminatória da Taça de Portugal. No outro jogo, Santa Clara e Nacional vão jogar prolongamento.
Onze do Penafiel: M. Baldé, João Miguel, Rúben Freitas, Leandro, Rúben Pereira, Robinho, Reko, Diogo Batista, Chico, Firmino, Adílio.
Treinador do Penafiel: Hélder Cristóvão.
Também já temos onze do Penafiel!
Onze do Vitória: Charles Silva, Miguel Maga, Tomás Ribeiro, Manu Silva, André Silva, Tiago Silva, João Mendes, Ricardo Mangas, Jorge Fernandes, Nuno Santos, Dani Silva.
Treinador do Vitória: Álvaro Pacheco.
Já há onze do Vitória!
Vitória está pronto para jogar a Taça, e vestido a rigor!
O segundo encontro do dia opõe Vitória de Guimarães a Penafiel. A equipa treinada por Álvaro Pacheca segue num grande momento de forma, ocupando a quinta posição na Liga Betclic e tendo empatado contra o SC Braga, ao cair do pano, na semana passada. Por outro lado, os durienses ocupam a 14.ª posição da Liga 2, e esperam poder 'recuperar pontos' com uma boa prestação na competição rainha.
Para chegar a esta fase, os vitorianos eliminaram o Moncarapachense, do Campeonato de Portugal, por 3-1 na 3.ª eliminatória, e o Lank Vilaverdense, da Liga 2, por 4-1 na fase seguinte.
Por outro lado, Penafiel eliminou o Valadares Gaia, do Campeonato de Portugal, após desempate nos penáltis (4-2), tendo depois eliminado o Santa Maria, das Distritais de Braga, por 3-0, e finalizado o seu percurso até agora com uma vitória sobre o Vitória de Setúbal, que disputa atualmente o Campeonato de Portugal, por 3-2 após prolongamento.
Para mais informações sobre o encontro e as duas equipas, espreite a seguinte peça:
10 janeiro 2024, 09:30
Vitória e Penafiel atravessam os melhores ciclos da temporada; Confronto para os oitavos de final da Taça de Portugal às 20.15 horas, no D. Afonso Henriques; Álvaro Pacheco pode fazer alterações no onze