ANTEVISÃO Santa Clara-Nacional: um deles será o representante das Ilhas
Confronto para os oitavos de final da Taça de Portugal
O Santa Clara recebe hoje, às 18 horas, o Nacional, no Estádio São Miguel, para os oitavos de final da Taça de Portugal. Ambas as equipas não venceram na ronda passada da Liga 2. Os açorianos perderam a invencibilidade na prova, depois da derrota caseira frente ao Mafra (0-1), enquanto os madeirense não foram além de um empate na Choupana com o Tondela (1-1).
Este será o primeiro encontro entre os dois emblemas na prova rainha do futebol nacional. Quem passar à próxima fase será o representante das Ilhas nos quartos de final, visto que o Marítimo perdeu ontem, em casa, diante da UD Leiria por 0-3.
Recorde o trajeto das equipas
Para chegar a esta eliminatória, o Santa Clara realizou um percurso complicado, não pelos adversário e sim pelas inesperadas dificuldades encontradas: começou por eliminar o Ribeirão, do Campeonato de Portugal, ao vencer, fora, por 3-0; venceu, posteriormente, o Vianense, da Liga 3, em casa, por 2-0, após prolongamento e ultrapassou o Elvas, do Campeonato de Portugal, apenas na marcação das grandes penalidades (4-1). Por sua vez, o Nacional iniciou a trajetória com uma vitória no terreno do Portosantense, do Campeonato Portugal, por 4-2. A veia ofensiva menteve-se na eliminatória seguinte na receção ao Mirandela, do Campeonato de Portugal, com uma goleada expressiva, por 6-1. Na última ronda, os madeirenses fizeram 'Taça' ao bater o primodivisionário Casa Pia, nas grandes penalidades (6-5), após o nulo no tempo regulamentar.
Histórico de confrontos
Os dois clubes encontraram-se por quinze vezes, com a equipa açoriana em vantagem: 6 vitórias contra 5 triunfos da equipa de Funchal. No Estádio de São Miguel, o Santa Clara regista 4 triunfos em 7 partidas, enquanto os nacionalistas tem apenas 2 triunfos.
Na presente temporada, registou-se um empate (1-1) entre as duas formações na nona jornada do campeonato. O resultado mais desnivelado entre ambos foi na época 2020/21, com goleada açoriana por 5-1.
O jogo vai ter arbitragem de David Silva, da AF Porto.
Sistema: 3x4x3
Equipas prováveis: Marcos Diaz; Luís Rocha, Sidney Lima, Pedro Pacheco; Paulo Henrique, Diogo Calila, Eduardo Ageu, Gustavo Klismahn; Bruno Almeida, Rafael Martins, Gabriel Silva
Castigados: Nada a registar
Figura: Gabriel Silva. O avançado brasileiro, de 21 anos, é um dos poucos resistentes da temporada transata. Joga, normalmente, pelos corredor esquerdo, e é umas das peças-chave do processo ofensivo do Santa Clara. Deve continuar no onze e é um perigo à solta para a defesa nacionalista. Leva quatro golos marcados em 2023/24. É dotado de uma capacidade técnica invejável, à qual alia a velocidade.
Antevisão de Vasco Matos
Após perder a invencibilidade na Liga 2, fruto da derrota (0-1) com o Mafra, na jornada transata, Vasco Matos espera que esse resultado não tenha influência na receção ao Nacional. «É um jogo bom para a nossa equipa. O Nacional é uma equipa que tem fortes individualidades, que têm feito diferença em alguns jogos, e temos de estar alerta e prontos. Temos ambição e esperemos que seja um bom jogo», projetou o treinador dos açorianos no lançamento da partida, adiantando ainda que os reforços Alisson Safira, Yannick Semedo, Pedro Ferreira e Denivys já estão integrados.
Sistema: 4x2x3x1
Onze Provável: Lucas França; João Aurélio, Paulo Vitor, Jordi Pola, José Gomes; Vladan Danilovic, André Sousa; Gustavo Silva, Luís Esteves, Rúben Macedo; Jesús Ramírez
Castigados: Nada a registar
Figura: Gustavo Silva. Depois de uma época de adaptação ao futebol nacional, esta tem sido a de revelação (e explosão) do talentoso avançado brasileiro, de 24 anos. As exibições não têm deixado companheiros e adversários indiferentes e a prova disso é a eleição de jogador dos meses novembro/dezembro por parte da Liga Portugal. Cedido pelos brasileiros do Comercial, Gustavo Silva apresenta 8 golos e 10 assistências pelos madeirenses em 21 jogos. Potente nas arrancadas, objetivo nas suas decisões e remate fácil são as principais qualidades deste jogador, que será um alvo a ter em conta por parte do conjunto açoriano.
Antevisão de Tiago Margarido
Tiago Margarido mostra-se confiante na passagem aos quartos de final da prova rainha diante de um adversário que conhece bem. «Será um jogo muito difícil. O Santa Clara é uma equipa que aposta na subida de divisão, mas preparámos bem a equipa para vencer», realçou o treinador dos madeirenses, que irá promover alguma rotatividade no onze, a pensar já no jogo de segunda-feira, frente ao Mafra, para a Liga 2. «Teremos de fazer gestão daquilo que serão as cargas dos jogadores. Não é o cenário ideal, mas também temos de saber geri-los», frisou o técnico.