Vitória de Setúbal confirma não estar licenciado para a Liga 3 e aguarda recurso
Emblema sadino vive tempos de incerteza

Vitória de Setúbal confirma não estar licenciado para a Liga 3 e aguarda recurso

NACIONAL06.06.202412:14

Comunicado emitido esta quinta-feira pelos sadinos atesta a notícia avançada em primeira mão por A BOLA na passada segunda-feira; há, porém, a adenda feita pelo próprio clube na referida missiva de que foi interposto um recurso que ainda dá esperança ao universo vitoriano; SAD remete mais esclarecimentos para a Assembleia Geral do próximo dia 14; apelo para que os adeptos marquem presença em grande número no Jamor, na final do Campeonato de Portugal

O Vitória de Setúbal confirmou, na manhã de hoje, a notícia avançada em primeira mão por A BOLA na passada segunda-feira: não cumpre os requisitos para participar na Liga 3 na próxima temporada.

Vitória de Setúbal não vai participar na próxima edição da Liga 3

3 junho 2024, 22:40

Vitória de Setúbal não vai participar na próxima edição da Liga 3

Emblema sadino garantiu, desportivamente a subida de divisão, mas vai falhar promoção devido a questões de... 'secretaria'; impossibilidade de cumprir os requisitos financeiros inerentes à competição estão na génese deste desfecho; Limianos à espreita, ainda que com o problema do... relvado

Em comunicado, os sadinos dão conta de que a deliberação surgiu da entidade competente para o efeito, no caso, a Comissão de Licenciamento da Federação Portuguesa de Futebol, anunciando, porém, que já foi entregue um recurso para a Comissão de Recurso e do qual o Vitória aguarda resposta.

Ainda na mesma nota, acrescente-se, pode ler-se que todas as explicações relativas a este caso serão dadas aos sócios vitorianos na Assembleia Geral que está marcada para 20.30 horas do próximo dia 14, no Pavilhão Antoine Velge, em Setúbal.

Pese embora este cenário, a mesma missiva também aponta à final do Campeonato de Portugal, uma vez que o Vitória de Setúbal vai disputar o título da referida competição diante do Amarante, numa partida que será realizada na segunda-feira, às 16 horas, no Estádio Nacional, no Jamor. A formação orientada por Zé Pedro, recorde-se, venceu a Série 2 do Campeonato de Portugal e, por essa razão, além de ter conseguido, no campo, a subida à Liga 3, garantiu também a presença na final do Campeonato de Portugal frente ao vencedor da Série 1, o Amarante. E os dirigentes sadinos apelam à presença em massa dos adeptos vitorianos no palco da grande final.

Leia o comunicado na íntegra:

«A Comissão de Licenciamento da Federação Portuguesa de Futebol deliberou não atribuir a licença para participação na Liga 3 na época 2024/25, por alegadamente não ter sido apresentada declaração emitida pela Segurança Social por forma a evidenciar a situação contributiva devidamente regularizada, o que terá resultado no incumprimento de um dos critérios financeiros. Dado que a SAD realizou as diligências exigíveis para poder cumprir o referido critério e apresentou declaração que considerou constituir documento com valor jurídico bastante, foi interposto recurso para a Comissão de Recurso, nos termos do Regulamento de Licenciamento de Clubes para Competições da FPF, do qual se aguarda decisão. Os esclarecimentos acerca desta matéria e das insolvências declaradas pelo Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal, em relação às quais foram já entregues Planos de Recuperação, serão prestados na Assembleia Geral Extraordinária convocada para o dia 14 de junho de 2024, pelas 20h30 no Pavilhão Antoine Velge. Sem prejuízo das ações em curso, no culminar do trabalho de uma época na qual o futebol sénior garantiu com mérito desportivo a subida à Liga 3, estão a Direção e a SAD do Vitória convictas de que os Vitorianos estarão presentes em elevado número no Jamor para apoiar exemplarmente a equipa, como sempre foi a sua tradição, e demonstrar mais uma vez ao país a força do Vitorianismo. Todos ao Jamor. Vitória Futebol Clube e Vitória Futebol Clube SAD.»

Recorde-se que, caso se confirme a não participação do Vitória de Setúbal na Liga 3 da época 2024/2025, será o União de Santarém, que terminou a Série 2 do Campeonato de Portugal no 3.º lugar, a ocupar a vaga dos sadinos. E o presidente do emblema ribatejo confirmou a A BOLA, na passada terça-feira, que o clube de Santarém tem tudo pronto para disputar o terceiro escalão do futebol português na próxima temporada.

Entretanto, e já depois do comunicado emitido pelo clube e pela SAD - ambos presididos por Carlos Silva -, também a Mesa da Assembleia Geral do Vitória de Setúbal, liderada por David Mestre Leonardo, veio a público fazer um ponto da situação.

Eis o comunicado da Mesa da Assembleia Geral:

«Na sequência das recentes notícias que dão conta da recusa de inscrição da equipa de futebol da SAD na Liga 3, cujo acesso conquistou por mérito próprio, a Mesa da Assembleia Geral do VFC procurou junto da Direção do Clube obter os necessários esclarecimentos sobre tal procedimento, tendo tomado conhecimento de informações que, por um lado, demonstram que tudo está a ser feito adequadamente (como resulta, inclusivamente, do comunicado já emitido pela Direção do VFC/Administração da SAD) e, por outro, que tudo indica que, apesar da importância ímpar desta instituição centenária não só no tecido social do distrito de Setúbal como no País, existem energias que aparentam apenas pretender a sua extinção. Com efeito, para além da (falta de) oportunidade da notícia (como já vem sendo hábito sempre que a equipa da VFC SAD tem pela frente jogos decisivos), sabe a MAG do VFC que tal decisão não é definitiva, na medida em que foi já interposto recurso, invocando argumentos que, estamos em crer, não deixarão de conduzir a uma decisão que aceite tal inscrição. Apesar disso, vieram a lume nos diversos órgãos de comunicação social notícias em sentido contrário, sendo caso para perguntar a quem as mesmas beneficiam, até porque inverdadeiras. Esta notícia, conjugada com a recente reprovação dos PER`s do VFC e VFC SAD, em condições absolutamente inconcebíveis, exigem não só a emissão do presente comunicado como a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará no próximo dia 14 de Junho, conforme convocatória já publicada. Não podemos deixar de lamentar que, apesar dos extraordinários resultados desportivos e financeiros do Clube e da SAD, o Vitória Futebol Clube se encontrar, uma vez mais, numa situação de grandes dificuldades e incertezas, a qual os membros que integraram e os integram os Órgãos Sociais que desde Dezembro de 2020, em especial da Direção, tudo fizeram para evitar. Note-se que, dos elementos que nos foram apresentados, resultam pagamentos de dívida vencida e o custeio de despesas correntes, neste período, num valor que ascende a vários milhões de euros, que o VFC e a VFC SAD entregaram aos seus credores, em especial, à Segurança Social e à AT, fazendo com que o Vitória tenha a sua situação regularizada desde 2018. Se isto não demonstra a solvência do Clube e SAD, nada demonstrará! Todas estas questões serão discutidas internamente, em Assembleia Geral, mas pela sua gravidade impõem que, publicamente, seja EXIGIDO RESPEITO por esta instituição, por todos os seus sócios, funcionários, colaboradores, parceiros e atletas, designadamente os que no próximo dia 10 de Junho, depois de uma época dificílima, irão disputar a final do Campeonato de Portugal. Por fim, lançamos um apelo para que todos os que se preocupam com o Vitória que não deixem de prestar o seu apoio à equipa de futebol, no Jamor, mostrando a força que nos caracteriza e que nunca nos deixará cair!»

Notícia atualizada às 12.55 horas com o comunicado da Mesa da AG