Vitória de Setúbal não vai participar na próxima edição da Liga 3
Sócios e simpatizantes do emblema sadino têm motivos para estarem apreensivos

NOTÍCIA A BOLA Vitória de Setúbal não vai participar na próxima edição da Liga 3

NACIONAL03.06.202422:40

Emblema sadino garantiu, desportivamente a subida de divisão, mas vai falhar promoção devido a questões de... 'secretaria'; impossibilidade de cumprir os requisitos financeiros inerentes à competição estão na génese deste desfecho; Limianos à espreita, ainda que com o problema do... relvado

O Vitória de Setúbal não vai participar na próxima edição da Liga 3.

A BOLA está em condições de adiantar que os sadinos não vão conseguir cumprir os requisitos financeiros para integrarem a referida competição e, nesse sentido, a Liga 3 na época 2024/2025 não vai contar com a formação do Sado.

Esta situação, que deixará, naturalmente, o universo vitoriano repleto de tristeza, surge pouco tempo depois da equipa orientada por Zé Pedro ter conseguido, por direito próprio, a promoção ao terceiro escalão do futebol nacional, isto depois da conquista da Série 2 do Campeonato de Portugal - motivo que levará, também, o Vitória de Setúbal ao Jamor, na próxima segunda-feira, para a disputa do referido troféu diante do Amarante, que foi o grande vencedor da Série 1.

Ora, segundo os regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) - e uma vez que os segundos classificados de cada série ((São João de Ver e Lusitânia dos Açores)) também já garantiram a promoção -, será convidado o melhor terceiro classificado desta fase de subida.

Perante este cenário, o Limianos (10 pontos) - que terminou atrás do Amarante e do São João de Ver, na Série 1 - surge na linha da frente, uma vez que o terceiro classificado da Série 2, o União de Santarém, conquistou apenas 5 pontos.

N.d.r.: o União de Santarém será o clube convidado pela Federação Portuguesa de Futebol caso o Vitória de Setúbal não apresente, até ao próximo dia 20, os requisitos legais para integrar a próxima edição da Liga 3, ao contrário do que A BOLA tinha escrito aqui.

No entanto, e no caso da formação de Ponte de Lima aceite o convite oficial da FPF, terá de encontrar uma alternativa para os seus jogos em casa. O Estádio do Cruzeiro, propriedade do Limianos, é um recinto de relva sintética, razão que impede que as partidas da Liga 3 ali possam ser realizadas.

A BOLA sabe que, caso a Direção do Limianos decida aceitar a subida à Liga 3, não será pela questão do estádio que a barreira não será ultrapassada. Afinal, Viana do Castelo está a cerca de 30 quilómetros de distância e o Limianos poderá jogar os seus jogos na condição de visitado no Estádio Dr. José de Matos.

Num cenário até mais adiantado, se o Limianos optar por não aceitar a promoção, então entrará na equação o União de Santarém.