Vítor Pereira lançou Guler, deixa conselhos a Ancelotti e avisa: «Não é comparável a ninguém»
Vítor Pereira lançou Arda Guler no Fenerbahçe a 22 de agosto de 2021 (IMAGO)
Foto: IMAGO

Vítor Pereira lançou Guler, deixa conselhos a Ancelotti e avisa: «Não é comparável a ninguém»

INTERNACIONAL08.11.202314:27

Jovem de 18 anos está recuperado de lesão

O jovem turco Arda Guler aguarda estreia pelo Real Madrid e Vítor Pereira, que o treinou no Fenerbahçe não tem dúvidas de que o jogador de 18 anos vai «marcar» uma época no Real Madrid.

Depois de duas lesões que o limitaram, e mais de 120 dias depois de ter sido contratado pelo Real Madrid,  foi convocado para o Rayo Vallecano no fim de semana, e agora para a Liga dos Campeões frente ao SC Braga.

Vítor Pereira, que lhe deu a estreia em agosto de 2021, com apenas 16 anos, recorda porque tomou a decisão: 

«Quando chego a um clube gosto de conhecer os jovens talentos e, regra geral, peço-lhes que venham treinar com a equipa principal. Lembro-me que me falaram sobre um rapaz de 16 anos que tinha cara de miúdo. Na verdade, ainda tem, mas chegou e conquistou imediatamente o respeito de todos pela sua qualidade. Rapidamente se percebeu que se lhe déssemos a bola, aconteceria algo diferente», lembra em entrevista ao jornal Marca.

«Com 16 anos já era muito especial. Em cada treino parecia dizer ‘só espero que alguém me dê uma oportunidade’. Não é que ele queira ser importante, pelo contrário, é muito humilde, só quer ser protagonista com a bola», completa o treinador português, de momento sem clube depois de deixar o Corinthians. 

Os elogios continuam: «Às vezes nos treinos tínhamos de o mandar embora, senão ficava a treinar remates, sempre mais um para fortalecer a perna direita. Faz tudo com intenção. Tenta sempre passar por um contrário, seja a controlar a bola ou num remate. Além disso, vê coisas que os outros não veem.»

Vítor Pereira prevê o que poderá fazer no Real. «Não é comparável a ninguém», começa por dizer, concedendo semelhanças com James Rodríguez, que treinou no FC Porto: «O James que veio da Argentina era um jogador muito técnico, com muita qualidade no último passe e nas entrelinhas, mas a nível defensivo não era tão dedicado e demorou um pouco a adaptar-se. Já o Arda Guler é um jogador taticamente muito inteligente e tem muito claro sobre quais são suas funções, tanto no ataque quanto na defesa. Ele é um menino muito humilde e tem muita vontade de aprender. Não faço futurologia, mas vai marcar uma era no Real Madrid. A sua qualidade e personalidade vão convertê-lo a num jogador importante a nível mundial.»

E deixa ‘conselhos’ a Ancelotti: «Não é um jogador para jogar por fora, perto da linha lateral, porque não é driblador. Porém, jogando por dentro, pode fazer tudo: sabe jogar em espaços curtos, nas entrelinhas... pode jogar por dentro como médio ou falso ala. É um jogador de passe e desmarcação. Precisa da bola para criar e também finaliza muito bem.»