Avançado dos conquistadores espreita um lugar no onze no jogo de apresentação. Quer replicar números assinaláveis da última época e será peça-chave para Rui Borges. Último teste antes do arranque oficial da época é já este sábado
Depois da temporada mais profícua da carreira, na qual somou 15 golos e sete assistências em todas as provas, além de ter desempenhado um papel de destaque nos vimaranenses, Jota Silva está agora preparado para dar início a 2024/25 na cidade berço, assim como todo o plantel às ordens do novo timoneiro Rui Borges.
O derradeiro teste dos vitorianos antes do início das competições a doer é já este sábado, no jogo de apresentação aos sócios, ante os espanhóis do Rayo Vallecano, às 19.30 horas, no Estádio D. Afonso Henriques.
Quem se candidata a começar o duelo com os madrilenos no onze titular é precisamente o avançado internacional português, que já somou minutos no encontro particular com a equipa B vimaranense (5-0), tendo entrado no segundo tempo. O jogador de 24 anos está em condições de dar seguimento a essa utilização e voltar a brilhar numa casa que bem conhece.
Vimaranenses continuam alta nesta pré-temporada e esta quinta-feira voltaram a golear: 5-0 à equipa B; em seis encontros particulares, conjunto de Rui Borges já apontou 18 tentos; Rayo Vallecano é o convidado de honra para o jogo de apresentação aos sócios, no sábado
O rendimento em Guimarães na época passada, na qual foi imprescindível para a equipa, demonstrando uma veia goleadora nunca antes vista na carreira, permitiu a Jota estrear-se pela Seleção nacional (diante da Suécia, a 21 de março), o que acabou por premiar uma temporada de excelência e valorizar ainda mais o atleta, nesta altura avaliado em 12 milhões de euros pelo site especializado Transfermarkt, embora a cláusula de rescisão esteja fixada nos €20M.
Após muita especulação em torno de uma possível transferência, tudo indica que Jota Silva vai continuar a vestir as cores vitorianas na nova época, salvo uma proposta milionária que convença os responsáveis da SAD vimaranense.
Agora sob o leme de Rui Borges, que deverá utilizar um sistema diferente de Álvaro Pacheco no castelo, ainda estão por conhecer os terrenos que o talismã vitoriano vai ocupar, mas certo é que será peça-chave na manobra ofensiva do novo técnico dos vimaranenses.
Diante da formação secundária, refira-se, o treinador de 43 anos optou por utilizar de início um sistema similar ao que favorecia em Moreira de Cónegos, com uma linha de quatro defesas, contrastando com o habitual esquema de três centrais preferido por Álvaro Pacheco na temporada transata.
De resto, tudo indica que Rui Borges apostará, frente ao Rayo, num onze muito similar ao que será escalado no importante duelo com o Floriana FC, primeiro adversário no caminho europeu dos conquistadores rumo ao acesso à Liga Conferência. A partida com os malteses, fora de casa, está agendada para dia 25 de julho, quinta-feira, pelas 19 horas.