V. Guimarães: sem duas peças importantes em Portimão
Jota Silva (Foto: LUSA/HUGO DELGADO)

V. Guimarães: sem duas peças importantes em Portimão

NACIONAL15.02.202416:54

Jota Silva e Toni Borevkovic falham 22.ª jornada, este sábado, às 18 horas frente ao Portimonense; Álvaro Pacheco deve chamar Manu Silva e João Mendes ao onze; visita tradicionalmente complicada para o Vitória.

Jota Silva, que viu o 5.º cartão amarelo na Liga, e Toni Borevkovic, que foi expulso com vermelho direto, frente ao Benfica, na última jornada, são baixas nas opções do Vitória de Guimarães para a deslocação ao terreno do Portimonense, este sábado (18 horas), na 22.ª jornada do Campeonato.

Duas ausências de peso para Álvaro Pacheco, que vai ter de mexer em duas posições e em dois jogadores que têm sido fundamentais desde que chegou ao comando técnico dos vimaranenses. Especialmente, Jota Silva que foi sempre titular - mesmo com os treinadores anteriores -, com exceção do jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal com o Penafiel, e que é uma peça muito importante na dinâmica ofensiva da equipa, contabilizando seis golos e cinco assistências, apenas na Liga. A substitui-lo deve surgir João Mendes, que é um jogador muito diferente, com menos explosão e raça, sendo que prefere um jogo mais pausado e de ter a bola no pé.

No eixo defensivo, Borevkovic tem jogado como o central do meio - a comandar a defesa - e tem estado em boa forma, levando 13 jogos na temporada, sendo que vinha de uma sequência de seis partidas como titular. Aliás, também descansou frente aos penafidelenses, vindo de uma série de sete encontros entre as escolhas iniciais de Álvaro Pacheco. Assim, Manu Silva, que começou a época a titular, deve ser chamado ao onze para o lugar do central croata, como sucedeu nos ‘oitavos’ da prova rainha.

Em dúvida continua Bruno Varela, o guarda-redes e capitão do Vitória de Guimarães contraiu uma lesão muscular na visita ao reduto do Vizela, na 20.ª ronda, e Charles já o substituiu, pelo menos nos jogos da Liga, na partida com o Benfica, sendo que o guardião brasileiro deve continuar na baliza no Algarve.

Uma deslocação que, por norma, não é fácil para o Vitória, sendo que no total de 24 jogos, no Estádio Municipal de Portimão, os conquistadores ganharam em dez ocasiões, empataram seis e perderam oito. O último triunfo remonta a 2020, por 1-0, com um golo de Bruno Duarte.