12 setembro 2024, 12:28
Varandas e o novo modelo da Champions: «Tem um aspeto positivo...»
Presidente do Sporting analisa mudanças na prova no 'Thinking Football Summit'
Jogo com o Lille será a primeira aparição para muitos leões na prova milionária. A razão pela qual muitos reforços (Gyokeres e não só...) escolheram jogar em Alvalade. Matheus Reis é o sucessor de Coates como o mais 'experiente'... com apenas 14 jogos somados
Finalmente… a montra que todos esperavam. A maior do futebol europeu. 685 dias depois [último jogo data de novembro de 2022 diante do Eintrach Frankfurt], o leão volta a sentir amanhã, em Alvalade, as emoções da desejada Liga dos Campeões. Uma presença na renovada prova milionária que, convém lembrar, serviu como atrativo (alguns até foi fator decisivo...) na escolha dos reforços que foram chegando aos leões nos últimos dois anos.
Após o sucesso dentro de portas, sobretudo com a conquista do título na última temporada, será na Champions que agora todos procuram confirmar o talento evidenciado nos últimos meses. Gyokeres será o caso mais evidente, pois prepara a estreia nesta competição aos... 26 anos, mas existem muitos outros no plantel de Amorim que anseiam por ouvir o hino da Champions. Contas feitas, são onze aqueles que espreitam uma estreia na prova, amanhã, diante dos franceses do Lille.
Não só as três apostas, os grandes investimentos da última época (Gyokeres, Hjulmand e Fresneda), mas também as caras novas asseguradas pelo leão em 2024/2025. Falamos, claro está, de nomes como Debast, Conrad Harder e Maxi Araújo. Jogadores com alguma experiência mas ainda 'novatos'... na maior competição de clubes do futebol europeu.
Nota, ainda, para os jovens, made in Alcochete, que já agarraram um lugar na equipa principal e agora estão a um passo de marco importante na ainda curta carreira. Onde estão incluídos Diego Callai (20 anos), suplente de Franco Israel que terá obrigaroriamente de estar preparado para uma entrada, assim como Geny Catamo (23 anos), uma das afirmações surpreendentes na temporada passada, terminando em Quenda (17 anos) que poderá tornar-se num dos mais jovens de sempre a estrear-se na competição pelos leões depois de... Essugo (foi lançado em 2021/2022 com apenas 16 anos pelas mãos de Amorim). Por fim, também Eduardo Quaresma e Diomande, duas peças fundamentais do trio defensivo, apesar de alguns anos de Sporting (sobretudo o primeiro), estão na linha da frente para somarem os primeiros minutos na prova milionária.
No lado oposto, por sua vez, após saídas de alguns jogadores mais experientes, nomeadamente Coates, Adán, Paulinho ou Luís Neto, eis que no topo da lista dos jogadores com mais jogos nesta competição surge... Matheus Reis. Nem mais. O ala brasileiro, de 29 anos, contabiliza 14 jogos nesta competição (todos ao serviço do Sporting) e está na frente de um lote de leões que somam 13 jogos na prova milionária como são os casos de Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Francisco Trincão ou Ricardo Esgaio.
A título de curiosidade refira-se que o jogador do Sporting que mais jogos contabiliza na Liga dos Campeões continua a ser... Rui Patrício com 26 jogos. Coates deixou com os leões com 22 partidas somadas.
12 setembro 2024, 12:28
Presidente do Sporting analisa mudanças na prova no 'Thinking Football Summit'