Uli Hoeness: «Xabi Alonso no Bayern é praticamente impossível»
Uli Hoeness, presidente honorário do Bayern (Ulrich Wagner/IMAGO)
Foto: IMAGO

Uli Hoeness: «Xabi Alonso no Bayern é praticamente impossível»

Lenda do Bayern e presidente honorário do clube vê o espanhol a «ficar no Leverkusen» e revela-se surpreendido pela saída de Julian Nagelsmann na passada temporada

Uli Hoeness, lenda do Bayern Munique e atual presidente honorário do clube alemão, deu uma entrevista à BR24, cadeia de notícias da Baviera, em que fala sobre o lugar de treinador do Bayern.

Ainda está por decidir quem sucederá a Thomas Tuchel no comando técnico da equipa após o final da temporada. Xabi Alonso, técnico que se prepara para levar o Leverkusen à conquista da Bundesliga e que ainda não perdeu qualquer encontro nesta temporada, é visto por muitos como o principal candidato a ocupar o cargo. O próprio Uli Hoeness já disse, há algumas semanas, que Alonso era uma hipótese, mas parece que, agora, acredita menos nessa possibilidade.

«Xabi Alonso será muito difícil, para não dizer praticamente impossível. Consigo vê-lo inclinado a ficar no Leverkusen, até porque não os quer deixar para trás. Ele está a treinar um clube que está no processo de se tornar campeão alemão. Ele deve muito ao clube, e o clube a ele», disse Hoeness que, ainda assim, não desiste da ideia. «Gostaríamos de contratá-lo. Se isso não correr bem, caberá à direção desportiva encontrar alternativas», concluiu.

O antigo jogador do Bayern também abordou o facto de, nos últimos anos, terem passado vários treinadores pelo Bayern, algo que o três vezes campeão europeu atribuiu à falta de «paciência», dos media e do clube, e definiu como uma postura que «não assenta no Bayern». «Não há paciência nos media. No passado, Ottmar Hitzfeld [técnico do Bayern entre 1998 e 2004 e em 2007/08] podia perder dois, três, quatro jogos, mas as coisas continuavam. Agora, quando se perdem dois ou três jogos, há logo questões a serem levantadas sobre o treinador. É por isso que é particularmente difícil ser treinador do Bayern. Ainda assim, tenho que admitir que, do lado do clube, também não houve paciência. Quando olhamos para Julian Nagelsmann, que foi despedido quando o campeonato, a taça e a Liga dos Campeões ainda eram possíveis, isso é algo que não assenta no Bayern», declarou.

A lista de opções não está, tal como disse Hoeness, resumida a Xabi Alonso. O jornal alemão kicker avança que, nos últimos dias, Ralf Rangnick, antigo treinador de Manchester United e atual técnico da Áustria, é uma hipótese em análise.

Vídeo que pode interessar: O resumo do Friburgo 2-3 Leverkusen