Quem da formação olha com esperança para uma oportunidade no plantel principal
Como A BOLA já avançou, Bruno Lage deseja a contratação de mais um defesa-central, perante a possibilidade, forte, de perder um ou mais das atuais primeiras escolhas para a posição – Otamendi, Tomás Araújo e António Silva. A porta de saída está fechada nesta janela de mercado, mas no verão a hipótese de transferências ganhará força, até porque qualquer um dos três jogadores têm clubes interessados neles.
Começou como treinador principal no Brasil mas viu-se obrigado a treinar em Portugal, no Benfica B, para ter acesso ao grau máximo de qualificação para treinadores: UEFA Pro. Não esquece os muitos jogadores que treinou e que hoje são figuras maiores do futebol português
Nesse sentido, o Benfica trabalha antecipadamente no mercado para encontrar reforços, mas não fecha os olhos à formação do Seixal. Olhando para a equipa B, há opções que têm mostrado qualidade durante a época.
Adrian Bajrami é um dos defesas-centrais dos encarnados
O primeiro central que pode sonhar com oportunidades na equipa A é o internacional albanês Adrian Bajrami, este já elemento do plantel principal. Bajrami, de 22 anos, ainda não se estreou com Bruno Lage mas tem sido convocado com frequência; esteve, por exemplo, no banco de suplentes do último sábado, na conquista da Taça da Liga frente ao Sporting. «Estou a sentir-me muito orgulhoso, com um grande jogo pela frente, queremos vencer. Será um jogo competitivo e quem quiser mais ganhar vai ganhar. Estou sempre bem preparado, a mil e a oportunidade vai chegar. Tento sempre ajudar a equipa, sou mais um líder no balneário, levo isso da formação, estou sempre pronto a responder», disse o jogador no sábado, ainda antes do início da partida.
Mas na equipa B tem ganho protagonismo a dupla de centrais dos últimos jogos – o norte-americano Joshua Wynder e o brasileiro Gustavo Marques.
Joshua Wynder tem apenas 19 anos e foi contratado em 2023 ao Louisville City. Esta época, tem um jogo pelos sub-23 dos encarnados e 16 jogos e três golos pela equipa B. Tem contrato até 2028 e é visto como uma promessa; a equipa técnica de Bruno Lage tem o jogador debaixo de olho e, a manter o rendimento, Wynder poderá em breve merecer espaço.
Cláusula de opção acionada até ao final da época por metade do passe; águias travaram chamada à seleção olímpica; central foi o melhor em campo no clássico de equipas B frente ao FC Porto
O outro elemento que pode representar alternativa, e com capacidade para dar uma resposta mais imediata, é o brasileiro Gustavo Marques, de 23 anos. Assinou na época passada, depois de um primeiro período emprestado pelo América Mineiro, e tem oferecido consistência na formação secundária, onde, esta temporada, soma 17 jogos e um golo – marcado precisamente no último desafio da equipa, que terminou com vitória por 2-1 frente ao FC Porto B, na Liga 2.
Central brasileiro Gustavo Marques foi eleito melhor defesa da Liga 2 em janeiro
Gustavo Marques, formado no América Mineiro, já se estreou pela equipa principal na temporada passada, quando entrou aos 88 minutos do jogo com o Famalicão da jornada 15 do campeonato, que os encarnados venceram por 3-0. Foi considerado o defesa do mês em janeiro do ano passado, na Liga 2. Embora num contexto diferente, Gustavo Marques é sempre solução alternativa