Três centrais à espreita no Benfica

Quem da formação olha com esperança para uma oportunidade no plantel principal

Como A BOLA já avançou, Bruno Lage deseja a contratação de mais um defesa-central, perante a possibilidade, forte, de perder um ou mais das atuais primeiras escolhas para a posição – Otamendi, Tomás Araújo e António Silva. A porta de saída está fechada nesta janela de mercado, mas no verão a hipótese de transferências ganhará força, até porque qualquer um dos três jogadores têm clubes interessados neles.

«É tempo do Tomás Araújo se afirmar cada vez mais dentro do Benfica»

11 janeiro 2025, 10:45

«É tempo do Tomás Araújo se afirmar cada vez mais dentro do Benfica»

Começou como treinador principal no Brasil mas viu-se obrigado a treinar em Portugal, no Benfica B, para ter acesso ao grau máximo de qualificação para treinadores: UEFA Pro. Não esquece os muitos jogadores que treinou e que hoje são figuras maiores do futebol português

Nesse sentido, o Benfica trabalha antecipadamente no mercado para encontrar reforços, mas não fecha os olhos à formação do Seixal. Olhando para a equipa B, há opções que têm mostrado qualidade durante a época.

O primeiro central que pode sonhar com oportunidades na equipa A é o internacional albanês Adrian Bajrami, este já elemento do plantel principal. Bajrami, de 22 anos, ainda não se estreou com Bruno Lage mas tem sido convocado com frequência; esteve, por exemplo, no banco de suplentes do último sábado, na conquista da Taça da Liga frente ao Sporting. «Estou a sentir-me muito orgulhoso, com um grande jogo pela frente, queremos vencer. Será um jogo competitivo e quem quiser mais ganhar vai ganhar. Estou sempre bem preparado, a mil e a oportunidade vai chegar. Tento sempre ajudar a equipa, sou mais um líder no balneário, levo isso da formação, estou sempre pronto a responder», disse o jogador no sábado, ainda antes do início da partida.

Mas na equipa B tem ganho protagonismo a dupla de centrais dos últimos jogos – o norte-americano Joshua Wynder e o brasileiro Gustavo Marques.

Joshua Wynder tem apenas 19 anos e foi contratado em 2023 ao Louisville City. Esta época, tem um jogo pelos sub-23 dos encarnados e 16 jogos e três golos pela equipa B. Tem contrato até 2028 e é visto como uma promessa; a equipa técnica de Bruno Lage tem o jogador debaixo de olho e, a manter o rendimento, Wynder poderá em breve merecer espaço.

Mercado Benfica: Gustavo Marques custa €1,5 milhões

16 janeiro 2024, 16:55

Mercado Benfica: Gustavo Marques custa €1,5 milhões

Cláusula de opção acionada até ao final da época por metade do passe; águias travaram chamada à seleção olímpica; central foi o melhor em campo no clássico de equipas B frente ao FC Porto

O outro elemento que pode representar alternativa, e com capacidade para dar uma resposta mais imediata, é o brasileiro Gustavo Marques, de 23 anos. Assinou na época passada, depois de um primeiro período emprestado pelo América Mineiro, e tem oferecido consistência na formação secundária, onde, esta temporada, soma 17 jogos e um golo – marcado precisamente no último desafio da equipa, que terminou com vitória por 2-1 frente ao FC Porto B, na Liga 2.

Gustavo Marques, formado no América Mineiro, já se estreou pela equipa principal na temporada passada, quando entrou aos 88 minutos do jogo com o Famalicão da jornada 15 do campeonato, que os encarnados venceram por 3-0. Foi considerado o defesa do mês em janeiro do ano passado, na Liga 2. Embora num contexto diferente, Gustavo Marques é sempre solução alternativa