Tounkara prepara-se para voltar à equipa

Vitória de Guimarães Tounkara prepara-se para voltar à equipa

NACIONAL21.03.202310:17

A lesão de Bamba, ainda em perspetiva de resolução, e o castigo que André Amaro irá cumprir na receção ao Paços de Ferreira obrigam Moreno a mais trabalho de reformulação do setor defensivo na próxima ronda da Liga após a paragem para o serviço das seleções.


É, pois, à retaguarda que tudo estará já a mexer na cabeça do treinador vitoriano, com o regresso aos treinos agendado para amanhã. Além das situações atrás referidas, subsiste ainda a impossibilidade de Jorge Fernandes ser utilizado, uma vez que permanece entregue aos cuidados do departamento médico.


Sem Bamba e Fernandes para o encontro com o Benfica, Moreno entendeu então mandar recuar Dani Silva para o centro do bloco recuado, desempenhando, entre Villanueva e André Amaro, as funções habitualmente destinadas ao italiano. Verifica-se que nem tudo correu a preceito, e não necessariamente face aos pesados números da derrota, pelo que a continuidade do médio deve voltar a ter como palco a zona intermediária, espaço onde tem desempenhado excelentes funções.


Perante este cenário, tudo aponta para o regresso de Tounkara ao onze depois de quatro desafios no banco de suplentes. O central francês de 21 anos já participou em seis partidas desta Liga, três delas entrando de início, e pode estar a caminho de nova presença caso o atual quadro de baixas se mantenha até 2 de abril.

O facto é que, ao dia de hoje, Moreno apenas dispõe de Mikel Villanueva e Tounkara como efetivos para aposta imediata no coração da linha defensiva. Há um terceiro elemento, Rui Correia, ainda sem qualquer chamada à equipa principal, que, num contexto e crise, poderá funcionar como unidade de recurso e, nesse caso, deixando momentaneamente a equipa B, onde se tem apresentado com frequência.