Indonésia Tavinho coloca RANS Nusantara de Eduardo Almeida na liderança
Com cinco dos seis estrangeiros que integram o plantel nas primeiras opções, o RANS Nusantara, liderado pelo treinador português Eduardo Almeida, de 45 anos, venceu fora, este domingo, o Bhayangkara Solo, por 2-1, e assumiu a liderança do campeonato indonésio, cumpridas que estão, apenas, duas jornadas.
Em estreia absoluta no futebol indonésio, Tavinho, avançado português ex-Alverca, de 29 anos, foi o autor do golo, aos 74 minutos, que garantiu o triunfo e o primeiro lugar do campeonato ao RANS Nusantara, já depois de mais uma grande penalidade convertida, ainda na etapa inicial, pelo japonês Mitsuru Maruoka, médio de 27 anos que dividiu a formação entre o Cerezo Osaka e o Borussia Dortmund.
Entre as apostas iniciais de Eduardo Almeida para o encontro realizado no Patriot Candrabhaga Stadium, em Bekasi, destaque para os centrais portugueses Kiko, 23 anos, ex-Montalegre, e Ângelo Meneses, ex-Sporting da Covilhã, 30 anos, e para as estreias na prova dos avançados Tavinho, 29 anos, autor do golo do triunfo, e do luso-angolano Evandro Brandão, de 32 anos, ambos ex-Alverca.
O RANS Nusantara é, recorde-se, o terceiro clube de Eduardo Almeida na Indonésia, onde trabalha desde 2019. Primeiro, à frente do Semen Padang, e nas épocas seguintes no Arema FC, onde conquistou a Taça Presidente em 2022.
Esta época, no RANS Nusantara, Eduardo Almeida conta com o apoio, em português, do adjunto Jorge Almeida, 37 anos, e do preparador físico Luís Bragança, 27 anos.
Antes, e numa carreira que conta com várias épocas no futebol asiático (sobretudo no sudeste do continente), o treinador português teve passagens por Hong Kong, Malásia, Laos e Tailândia. Eduardo Almeida trabalhou ainda na Hungria e na Tanzânia. Já em Portugal, e como treinador principal, dirigiu Atlético do Cacém, Olímpico do Montijo, Atlético Reguengos, Pinhalnovense e Angrense. Trabalhou ainda na formação do Alenquer e Benfica, Benfica, União de Almeirim e Estrela da Amadora.