Taça de Espanha: Girona, Athletic Bilbao e Celta de Vigo apurados
As três equipas da primeira divisão estão na próxima fase da prova depois de vencerem equipas de escalões inferiores
A noite desta quinta-feira foi sinónimo de noite de Taça do Rei para 3 equipas da La Liga. O estádio Municipal Los Arcos, casa do Orihuela, equipa da quarta divisão espanhola, recebeu a sensação da temporada, o líder da La Liga (em igualdade pontual com o Real Madrid), Girona, que venceu por 5-2.
Os visitantes começaram melhor e mostraram o porquê de dividirem a liderança da La Liga com o Real Madrid. Logo aos 7 minutos, Pablo Torre colocou o Girona em vantagem. Porém, o conjunto de Michel não soube aproveitar as oportunidades que teve ao longo da primiera parte. O mesmo não se pode dizer do Orihuela que, aos 27 minutos, fez o empate por Mendinueta. Em cima do intervalo, a equipa da casa surpreendeu o Girona e, aos 45+3, Booker fez o 2-1. O Orihuela ia a vencer para o intervalo.
Contudo, se há coisa a que o Girona nos tem habituado na presente temporada é às reviravoltas. Quem parecia estar desavisado deste facto foi o Orihuela, que, na segunda parte, permitiu o domínio da partida por parte do Girona. Era só questão de tempo até surgir o empate dos visitantes e foi, precisamente, o que aconteceu aos 66 minutos, pelos pés de Stuani.
O empate deu gás ao Girona que aproveitou a impotência do adversário. Aos 74 minutos, Stuani 'bisou' na partida e opera a reviravolta para o Girona. Aos 82', Portu fez o gosto ao pé e apontou o 4-2. A mão cheia de golos chegou por intermédio de Valery que aos 87 minutos fez as redes de Aitor balançarem pela quinta vez.
Também o Athletic Bilbao teve encontro marcado com uma equipa da quarta divisão espanhola, neste caso, o Cayon, que recebeu os bascos em sua casa, no estádio Fernando Astobiza. Neste jogo, o favoritismo do Bilbao fez-se sentir desde o apito inicial. Aos 22 minutos, Villalibre abriu o placar para os visitantes. Apenas 4 minutos depois, aos 26', o mesmo Villalibre 'bisou' na partida, através da conversão de uma grande penalidade.
À imagem daquilo que foi a primeira parte, também a segunda parte da partida foi de total domínio do Bilbao que fechou o resultado em 0-3 aos 85 minutos por intermédio de Nico Williams. Vitória tranquila do Athletic Bilbao. que contou com 24 tentativas de golo contra apenas 3 do Cayon.
O Celta de Vigo, por sua vez, não visitou um adversário da quarta divisão, mas sim da terceira. O Sestao foi o adversário do conjunto de Rafa Benítez nos 32avos da Taça do Rei. No estádio Las Llanas, em Sestao, foi o Celta de Vigo que se colocou em vantagem aos 17 minutos por Douvikas.
Na segunda parte, o auto-golo de Unai Nunez restableceu o empate e ainda deu esperanças à equipa do terceiro escalão. Porém, aos 78 minutos, Douvikas 'bisou' na partida e devolveu a vantagem aos visitantes. Restou ao Celta de Vigo gerir o resultado e esperar pelo apito final que confirmou a vitória e passagem à próxima fase da competição.