«Sporting vai ficar muito bem servido com Ioannidis»
Garantia de Zeca, companheiro do avançado no Panathinaikos e na seleção da Grécia; «Forte no confronto físico, rápido e muito bom tecnicamente», diz; «Tem características semelhantes às de Gyokeres e é forte mentalmente», acrescenta o médio de 35 anos
Quando no verão de 2011 o alfacinha Zeca trocou o V. Setúbal pelo Panathinaikos, um dos maiores clubes da Grécia, não sonhava que estava a nascer um amor para a vida, com um novo clube e um novo país. Passados 13 anos, o português também já é grego, naturalizado e internacional A pelos helénicos e compartilha balneário, na seleção e no clube, com Fotis Ioannidis, avançado sensação está a ser negociado para o Sporting. Ninguém melhor para nos explicar o que podem os sportinguistas esperar do goleador, que na última época marcou 23 em 43 jogos pelo emblema do trevo.
)
Acompanhe todas as notícias de mercado aqui.
«Tem muitas características semelhantes às de Gyokeres», começa por comparar Zeca, também ele nada indiferente ao impacto que o sueco teve esta época no Sporting e no campeonato português. «São jogadores rápidos, muito fortes no confronto físico, Ioannidis consegue também baixar no terreno e gosta de cair para o lado esquerdo e depois meter para dentro e disparar. É muito bom tecnicamente, é difícil tirar-lhe a bola, consegue sair bem em drible de um ou dois jogadores. O ataque à profundidade é algo que consegue trabalhar e fazer melhor, mas penso que era excelente contratação para o Sporting», assegura o médio de 35 anos.
Zeca está a preparar a continuidade no Panathinaikos e confessa-nos que a eventual saída de Ioannidis seria duro golpe. «Estando na mesma equipa que ele, digo que seria complicado perdê-lo, porque nos ajuda muito, mas será sempre uma opção dele e do Panathinaikos. Se acontecer, o Sporting vai ficar muito bem servido, com um jogador forte, rápido e bom tecnicamente», garante Zeca, que aponta mais pontos fortes do avançado de 24 anos: «Quando arranca é difícil pará-lo, é muito forte e tem uma relação com a bola muito boa para a altura que tem [1,87 m]. É muito bom com a bola nos pés, talvez tenha margem para melhorar o jogo de cabeça. Mesmo não sendo o ponto mais forte do seu jogo, fez alguns golos dessa forma.»
)
De férias em Portugal mas já de malas feitas para regressar a Atenas, para a nova época, Zeca tem brincado com Ioannidis. «Disse-lhe que estava cansado de vê-lo nas notícias em Portugal», conta. «Mas nada me perguntou sobre o Sporting, é um miúdo reservado nessas situações, não quererá dar a entender que possa ter algo, até porque é um jogador muito importante no grupo. Faz bem em guardar para ele até que as coisas de facto aconteçam. Imagine-se que não acontecem, iria ficar mal, está a resguardar-se muito bem. É um miúdo muito inteligente, com caráter incrível, é uma pessoa que vai sempre dar-se muito bem com qualquer colega, é muito direto e faz um balneário incrível. Acredito que a adaptação será muito fácil para ele», diz-nos e continua: «Sinto que é um miúdo que não cede, muito forte mentalmente, quando as coisas estão mais difíceis é quando cresce ainda mais, é muito forte nesse aspeto da mentalidade e em relação à pressão de jogar no Sporting, está habituado a lidar com a pressão na Grécia.»
Antes de terminar, Zeca ainda deixa uma dica final. «O Ioannidis é o batedor de penáltis da equipa, bate muito bem penáltis.»