Sporting quer evitar sustos frente ao Dumiense
Rúben Amorim preparou duelo da Taça de Portugal com o Dumiense (Sporting CP)

ANTEVISÃO Sporting quer evitar sustos frente ao Dumiense

NACIONAL26.11.202309:00

Leões sabem o que é perder com equipas dos escalões inferiores e têm em vista os oitavos de final da Taça de Portugal

Pede-se não só um Sporting a reagir à derrota no dérbi com o Benfica como também um total respeito pelo Dumiense, do Campeonato de Portugal. Os leões sabem muito bem o que é perder com equipas dos escalões inferiores - basta recordar a Taça de Portugal na temporada passada - e agora o objetivo passar por tentar evitar alguns sustos que o Olivais e Moscavide chegou a causar.

Rúben Amorim quer uma equipa bem acordada esta tarde em Alvalade e longe de Atalanta. O compromisso europeu pode ser decisivo na temporada do Sporting, mas a Taça de Portugal também o é, ao ser a única competição que este novo leão ainda não conquistou.

O primeiro jogo entre os dois emblemas

As estatísticas são claras: este é o primeiro jogo da história entre Sporting e Dumiense. Resta assim olharmos para alguns dados mais gerais da competição, que servem de alerta para o leão.

Na temporada passada, foi precisamente um adversário dos escalões inferiores a eliminar a equipa de Rúben Amorim - na altura, o Varzim, em jogo da terceira eliminatória. Este ano, o Olivais e Moscavide ainda chegou a assustar ao inaugurar o marcador, mas o Sporting rapidamente deu a volta. Agora em Alvalade, a pressão é outra, naquele que é 432º jogo dos leões na prova. No total, 299 vitórias, 50 empates e 82 derrotas.

Do lado do Dumiense, esta é apenas a segunda participação com seis jogos, cinco vitórias e apenas uma derrota na história. 

O Sporting

É expectável que Rúben Amorim dê oportunidade a alguns jogadores menos utilizados, mas sem querer dar lugar a qualquer tipo de facilitismo. Luís Neto é um exemplo da rotatividade, confirmado em conferência de imprensa.

Os leões querem também aproveitar este jogo para tentar o regresso às vitórias depois da derrota no dérbi com o Benfica. Nos últimos cinco jogos, apenas um desaire, na Luz. Antes, tinha sido um empate para a Liga Europa com o Raków.

Sistema tático: 3-4-3

Equipa provável: Franco Israel; Luís Neto, Coates, Matheus Reis; Esgaio, Hjulmand, Bragança, Nuno Santos; Edwards, Trincão e Gyokeres

Treinador: Rúben Amorim

«O nosso foco não está na Atalanta, mas neste jogo. Temos uma responsabilidade maior de fazer um jogo competitivo»

Ausências: Fresneda (lesão), St. Juste (gestão) e Gonçalo Inácio (expulsão)

Jogador a ter em conta: Gyokeres

Gyokeres é o melhor marcador do Sporting na Liga, com sete golos (IMAGO/Atlantico Press)

Depois do clássico na Luz, era inevitável não escolher o avançado sueco que... vai-se estrear na Taça de Portugal. Gyokeres vem da semana de seleções sem golos, mas vai querer recuperá-los na Prova Rainha. É um forte candidato a titular.

O Dumiense

O Sporting vai enfrentar uma equipa desmoralizada, agora em último lugar da Série A do Campeonato de Portugal. Não vencem há quatro jogos e vêm de uma goleada por 0-5 com o Camacha. Na Taça de Portugal, eliminaram o AVS, da Segunda Liga, na terceira eliminatória.

Sistema tático: 4-3-3

Equipa provável: Pedro Costa; João Faria, João Paulo, Gonçalo Cardoso, Jota Oliveira, Pablo, Henrique Martins, Pedro Fernandes, Joel Marques, Diogo Ribeiro, Dica

Treinador: Fábio Oliveira

«Vamos tentar ser protagonistas e tentar que na segunda-feira saiam no jornal»

Jogador a ter em conta: Diogo Ribeiro

Diogo Ribeiro, do Dumiense Facebook: Dumiense CJPII Futebol SAD

Contrariamente a Gyokeres, Diogo Ribeiro sabe bem o que é marcar na Taça de Portugal. O avançado de 32 anos leva quatro golos esta época, com destaque para um bis já nesta edição da prova. De referir ainda que Diogo Ribeiro passou pelo Sporting em 2002/2003 e tem o feeling de que pode marcar à antiga equipa.

O encontro tem pontapé de saída às 18h em Alvalade e vai ser arbitrado por Bruno Costa. O juíz de Viana do Castelo vai contar com o auxílio de Carlos Martins e Jorge Fernandes.