Sporting: Pedro Gonçalves quer ir ao Euro-2024
Pedro Gonçalves festeja golo no Bessa. IMAGO/MACIEJ ROGOWSKI

Sporting: Pedro Gonçalves quer ir ao Euro-2024

NACIONAL01.11.202310:00

Foco total nos leões… e em convencer Roberto Martínez; o título e a Seleção; dois clubes ingleses continuam interessados

Pedro Gonçalves marcou no Bessa o terceiro golo duma temporada que está a arrancar muito bem para o Sporting. E é no Sporting que o médio que Rúben Amorim transformou em avançado está focado, porém com outro objetivo também em mente: fonte próxima do jogador conta a A BOLA que apesar de nunca ter constado nas convocatórias de Roberto Martínez, o camisola 8 dos verdes e brancos tem bem definido o objetivo de marcar presença no Euro-2024. Para isso terá de brilhar de leão ao peito e no Bessa brilhou. E quer brilhar no final da temporada com a conquista do título nacional.

São 13 os jogos que o Sporting tem esta temporada e são 13 os jogos que Pedro Gonçalves também tem – todos pelo leão. Falta-lhe a Seleção Nacional, onde a concorrência é muita e de grande qualidade, já apontou o selecionador, mas o jogador não desiste. Está, aliás, cada vez mais focado nesse objetivo.

PEDRO GONÇALVES EM 2023/2024

LIGAJOGOMINUTOS
1.ª jornadaVizela (3-2)90
2.ª jornadaCasa Pia (2-1)88 (titular)
3.ª jornadaFamalicão (1-0)90
4.ª jornadaSC Braga (1-1)72 (titular - 1 golo)
5.ª jornadaMoreirense (3-0)82 (titular)
6.ª jornadaRio Ave (2-0)90
7.ª jornadaFarense (3-2)90 (1 golo)
8.ª jornadaArouca (2-1)90
9.ª jornadaBoavista (2-0)90 (1 golo)
TAÇA DE PORTUGALJOGOMINUTOS
3.ª eliminatóriaOl. Moscavide (3-1)54 (titular)
LIGA EUROPAJOGOMINUTOS
1.ª jornadaSturm Graz (2-1)28 (suplente)
2.ª jornadaAtalanta (1-2)90
3.ª jornadaRaków (1-1)58 (titular)

Pedro Gonçalves não se resigna. Não baixa os braços e não se conforma com histórias de sorte ou azar. Rúben Amorim, na conferência de imprensa antes do jogo com o Boavista, que os leões acabariam por vencer por 2-0, até brincou. «É verdade. Temos gerações onde há mais jogadores. Fui jogador mais fraquinho que o Pote… Quero que sinta que não são apenas os números que o levam à Seleção. Ainda pode subir de forma e estou a metê-lo no máximo de posições. O Pote pode melhorar, tem de correr muito. Mas é difícil nesta geração... O mesmo para o Nuno Santos e o Paulinho, tiveram azar na geração. Tivessem nascido mais cedo», disse o treinador leonino a propósito da ausência do médio/avançado nas convocatórias de Roberto Martínez. Mas Pedro Gonçalves não está para brincadeiras e, teimoso, vai fazer tudo para convencer o selecionador.

Para lá chegar terá de fazer mais vezes o que fez na segunda-feira no Bessa: ser importante para a manobra da equipa e marcar golos. Esta época são já três e sem penáltis – Gyokeres, o melhor marcador da equipa, tem assumido as grandes penalidades e da marca dos 11 metros marcou três dos seus oito golos esta época. Será difícil chegar aos 23 de 2020/2021, temporada de título nacional e em que conquistou A BOLA de Prata, mas o empenho é o mesmo. Pedro Gonçalves promete aos leões ser cada vez mais determinante.

Aston Villa e Brighton atentos

Mesmo sem Seleção Nacional, Pedro Gonçalves tem sido alvo de interesse de clubes dos mais conceituados campeonatos europeus, sobretudo da Premier League. O interesse de Aston Villa e de Brighton foi noticiado no mercado de verão, porém nessa janela a administração leonina considerava o jogador inegociável. Como continua a considerar agora, não se mostrando disponível para conversas em janeiro. Ou seja, se alguém estiver interessado sabe que o valor do negócio é o da cláusula de rescisão: 80 milhões de euros. O próprio Pedro Gonçalves está focado apenas no Sporting e nem pensa em aventuras de inverno.

Pote renovou contrato com os verdes e brancos em agosto, tem ligação ao emblema de Alvalade válida até junho de 2027.