Sporting: Morita (quase) certo no dérbi
Não se treinou esta segunda-feira, mas probabilidade de jogar com o Benfica é grande; não está descartada hipótese de ir a jogo com o Raków
A presença de Morita no dérbi com o Benfica está quase assegurada. Esta segunda-feira, o médio de 28 anos ainda não se treinou, esteve no departamento médico — tal como Geny Catamo (ver outra peça nesta página) —, mas as perspetivas de recuperação são elevadas. E há até a possibilidade de o internacional japonês poder recuperar a tempo do jogo de quinta-feira, com o Rákow, da 4.ª jornada do grupo D da Liga Europa — 20 horas no Estádio José Alvalade.
O problema do médio, que vem já dos jogos particulares da seleção, que representou em outubro — suplente no 4-1 ao Canadá e 90’ no 2-0 à Tunísia — não apresenta gravidade, mas implica uma gestão cuidada do esforço do jogador durante um ciclo de jogos intenso e decisivo que já teve até Taça da Liga (4-2 ao Farense), vai ter Europa e ainda mais campeonato, onde se segue o referido jogo com o Benfica, que antecede nova paragem da competição para entrarem em ação as seleções.
Rúben Amorim espera então poder contar com o japonês para o jogo de domingo, às 20.30 horas no Estádio da Luz, da 11.ª jornada do campeonato. Já a utilização na quinta, mesmo que o jogador esteja apto, pode estar condicionada com a gestão física de modo a estar nas melhores condições no dérbi.
Morita tem esta época 12 jogos, no campeonato só falhou o Estrela, antes fora sempre titular.