Marco Baroni, treinador de Hjulmand no Lecce, acompanha a evolução do dinamarquês no clube de Alvalade, a quem deixou uma mensagem através de A BOLA
A evolução de Hjulmand é inegável. A BOLA falou com Marco Baroni, atual treinador do Verona, que trabalhou com o médio durante duas épocas no Lecce e mostra-se um grande fã das qualidades do nórdico.
«Tenho acompanhado o percurso dele no Sporting. Quando tenho oportunidade assisto aos jogos dos jogadores que treinei para ver como jogam no novo clube. O Hjulmand está muito bem, fazendo parte de um clube importante e histórico como o Sporting, numa função delicada, mas isso não me surpreende porque é um grande profissional e trabalhador», começou por dizer.
Vive a melhor época da carreira: já marcou quatro golos; «Alvalade é um lugar muito especial, foi o passo certo», confessa; vai ser um dos capitães e revisão contratual é assunto na mesa
Quanto à veia goleadora que está a mostrar, Baroni não tem dúvidas de que se trata de uma maior maturidade em campo: «No Lecce mostrou habilidades incríveis na fase defensiva, agora pode ser perigoso na fase ofensiva. Sem dúvida que é um passo importante para se tornar num médio completo e afirmar-se a nível europeu.»
É inteligente e entende as diferentes situações do jogo com muita rapidez, é persistente e forte fisicamente
Habituado a um sistema de jogo diferente em Itália, Hjulmand tornou-se numa barreira à frente da defesa. «Adaptou-se muito bem. Como já disse, ele é muito forte na fase defensiva, um jogador muito inteligente que entende onde a bola pode ir e chega antes dos demais, é muito corajoso a roubar a bola aos adversários. No Lecce jogou no sistema 4x3x3, mas sempre recuperou toneladas de bolas», recordou.
«É um exemplo fora do campo»
Desafiado a falar sobre as principais características de Hjulmand, o seu antigo treinador não hesitou na resposta: «São defensivas, é inteligente e entende as diferentes situações do jogo com muita rapidez, é persistente e forte fisicamente. Com a experiência a nível europeu que vai tendo começa a adquirir coisas novas e a melhorar os seus pontos fortes.»
Em relação ao perfil para ser capitão do Sporting, não há dúvidas: «Tem personalidade, ética de trabalho e também é um exemplo fora de campo.»
Através de A BOLA, Baroni aproveitou para deixar uma mensagem ao médio: «Morten, continua o bom trabalho, podes fazer muito!»