Sporting: Há um central a reclamar minutos a Rúben Amorim
Rúben Amorim teve um 'reforço' no treino desta sexta-feira (Sporting CP)

Sporting: Há um central a reclamar minutos a Rúben Amorim

NACIONAL16.01.202420:34

St. Juste já trabalha sem limitações e pensa na competição; exige cuidados mas pede tempo de jogo com o Vizela; treinador leonino decide se o leva para o encontro da 18.ª jornada da Liga

Foram 43 dias de ausência, entre o jogo em que se lesionou e o treino em que reapareceu integrado no grupo às ordens de Rúben Amorim: Jeremiah St. Juste  «foi a principal novidade» esta terça-feira na Academia, «tendo treinado integrado com o restante plantel», revelaram os leões em nota oficial. E o central neerlandês de 27 anos já pede minutos a Rúben Amorim, com a expectativa para saber se o treinador arrisca levá-lo já para o jogo desta quinta-feira, no terreno do Vizela, na 18.ª jornada do campeonato — às 20.45 horas.

St. Juste volta a sorrir na Academia, em Alcochete. SPORTING CP

Ao 8.º jogo da temporada, que para St. Juste começou apenas a 21 de outubro de 2023, no 3-1 com o Olivais e Moscavide na Taça de Portugal, o defesa lesionou-se — mais uma vez desde que chegou a Alvalade, recorde-se que 2022/2023 terminara para o neerlandês a 13 de abril, na derrota em Turim com a Juventus, lesão muscular que logo foi seguida de outra, no joelho esquerdo, que o afastou da competição até outubro. Entrou ao intervalo no encontro com o Gil Vicente (3-1 na jornada 12, a 4 de dezembro), saiu aos 67’ devido a entorse no tornozelo esquerdo e só agora, um mês e meio depois, volta a treinar-se sem limitações.

O historial de lesões de St. Juste leva a alguma desconfiança por parte dos adeptos. E cuidados por parte dos departamentos médico e técnico dos verdes e brancos, numa altura  em que os leões não contam com Ousmane Diomande, o titular no lado direito do trio defensivo leonino — o costa-marfinense está ao serviço da seleção no Campeonato Africano das Nações. O veterano Luís Neto e o jovem Eduardo Quaresma têm dividido a posição que naturalmente, na ausência de Diomande, pertenceria ao neerlandês. Com o regresso de St. Juste, fica então aberta a possibilidade de mudança na defesa sportinguista. Provavelmente ainda não no onze para o Vizela, mas o central reclama minutos para mais cedo readquirir o ritmo competitivo exigido para voltar à titularidade. Amorim revelará na conferência de imprensa desta quarta-feira se já vai convocar o camisola 3.

St. Juste com bola no treino desta terça-feira. SPORTING CP

St. Juste tem contrato até 2026. Chegou a Alvalade no verão de 2022 — oriundo do Mainz e a troco de €10 milhões — e desde então participou em 40 jogos e marcou um golo.