21 setembro 2023, 23:14
Amorim: «Não vamos colocar Gyokeres numa redoma»
Treinador do Sporting fala da gestão da condição física do avançado, que voltou a marcar ao Sturm Graz.
Sueco tem dado mostras de ter grande resistência física; um autêntico papa quilómetros que se está a tornar num ás de trunfo
Viktor Gyokeres, ponta de lança, 25 anos, que esta época fez história no Sporting ao ser o jogador mais caro da história do clube – foi contratado aos ingleses do Coventry (Championship) por €20 milhões, mais quatro milhões por objetivos, ultrapassando a compra de Paulinho ao SC Braga, em janeiro de 2021, por €16 milhões (70% do passe) –, está a revelar-se um corredor nato, cansa só de ver.
O encorpado nórdico, de 1,87 metros, tem revolucionado o estagnado ataque leonino e logo no jogo inaugural da Liga, na vitória frente ao Vizela (3-2), assinou dois golos e surpreendeu pela correria, nada mais nada menos do que 11,3 quilómetros na totalidade do tempo que durou o encontro. E na última jornada do campeonato, diante do Moreirense (3-0), também voltou a marcar e percorreu uns módicos 10,6 quilómetros.
«Nunca lhe digo para parar. Aqui a única obrigatoriedade é correr até à exaustão…. Vimos que o Gyokeres quase não pára e joga sempre todos os jogos. Para jogadores deste tipo muitas vezes parar e descansar é pior… Se calhar ainda deve estar a correr agora», referiu Rúben Amorim no final do encontro com os cónegos.
Segundo vários estudos, um jogador profissional de futebol pode percorrer, em média, entre 10 a 13 quilómetros por jogo, embora essa média possa, obviamente, variar dependendo de vários fatores, como por exemplo, o nível de intensidade do jogo, a posição do jogador, a tática adotada em cada jogo ou até o clima.
Na estreia em jogos europeus, na passada quinta-feira, diante dos austríacos do Sturm Graz (2-1), o avançado voltou a estar em evidência não só pela constante correria, numa perceção a olho nu, mas também por ter culminAdo a exibição com um golo que contribuiu para a reviravolta no marcador e valeu a vitória ao Sporting, a primeira da história na Áustria, após sete jogos sem vencer.
Pois bem, o próprio Gyokeres já disse que não se cansa, o treinador Rúben Amorim não o quer pôr numa redoma e, portanto, vamos assistir às cenas dos próximos capítulos. Quem sabe se o sueco não vê o seu nome inscrito no livro do Guinness destronando o camaronês Patrick Ekeng, que detém o recorde mundial de mais quilómetros percorridos num jogo, mais concretamente 15,6 num jogo entre Dínamo de Bucareste, clube que representava, e Viitorul Constanta, a 6 de maio de 2016.
21 setembro 2023, 23:14
Treinador do Sporting fala da gestão da condição física do avançado, que voltou a marcar ao Sturm Graz.
Está comprovado que a posição de avançado é uma das mais exigentes, porque requer maior movimentação e esforço físico na construção de jogo e finalização. Gyokeres, totalista de leão ao peito (459 minutos na Liga e 90 na Liga Europa) está a justificar a contratação parecendo o às de trunfo na evolução do jogo de Rúben Amorim através das suas capacidades físicas e finalizadoras, e da facilidade com que se adaptou aos vários companheiros de ataque.
Gyokeres de coração no Sporting, mas de olho na Premier League
O avançado tornou-se no homem do momento no reino do leão e muitos já se questionaram sobre o que levou o nórdico a escolher rumar a Alvalade. É certo que teve oportunidade para saltar para a Premier League, já que foi conhecido o interesse de sete clubes ingleses na sua aquisição, mais concretamente, Fulham, treinado por Marco Silva e onde joga Palhinha, Everton, Brighton, Wolverhampton, Crystal Palace, Burnley e Brentford, aos quais se juntou o Eintracht Frankfurt, da Alemanha.
A verdade é que Gyokeres sonha em jogar num clube de topo em Inglaterra e, durante as conversas que manteve com os leões, gostou do projeto e entendeu que para chegar ao patamar cimeiro da Premier League seria mais fácil pela via do Sporting, uma espécie de catapulta. «O [Hugo] Viana mostrou-me as propostas que o jogador tinha. Percebeu o projeto, é um jogador muito ambicioso e os clubes que ele tinha se calhar não eram aqueles para onde ele quer ir na Premier League», revelou Rúben Amorim no final do encontro com o Moreirense.
Novo episódio de Gyokeres vai para o ar na próxima segunda-feira, dia 25, às 20.15 horas, no Estádio José Alvalade, com o Sporting a defrontar o Rio Ave, em jogo referente à 6.ª jornada da Liga.