Sporting: Fresneda tem o futuro traçado
Propostas pelo espanhol não convencem, deve continuar no plantel e pode passar a ser central pela direita
A possibilidade de empréstimo de Fresneda chegou a ser equacionado mas as propostas que chegaram a Alvalade não convenceram, por não satisfazerem as exigências financeiras para levar temporariamente um jogador em quem, em Alvalade, se acredita nas suas potencialidades de crescimento e de futuro, para desenvolver no dia a dia na Academia.
Contratado ao Valladolid em 2023, a troco de €9 M, Fresneda chegou a Alvalade com rótulo de esperança espanhola para a lateral. Internacional sub-19, trazia 24 jogos pelo Valladolid na época anterior e a esperança de muitos minutos de leão ao peito. Porque o leão, na altura, precisava de alguém para a ala direita. Havia Ricardo Esgaio e Geny Catamo, um mais defensivo e outro mais ofensivo, extremo de raiz, e depois passou a haver também Fresneda. Porém, o espanhol tardou em afirmar-se e uma lesão no ombro esquerdo, que o obrigou a intervenção cirúrgica, afastou-o da competição de meados de novembro a meados de fevereiro. O moçambicano explodiu, o português ficou para a rotação e o espanhol teve de esperar.
Agora, mesmo com a ascensão de Geovany Quenda, tudo aponta para a continuidade mas o futuro do espanhol pode passar por outra posição no terreno de jogo que não a ala, antes o lugar mais à direita mas do trio de centrais. Quando há um ano os leões o contrataram, já tinham essa hipótese em mente e mais ganhou forma esta pré-temporada, com Rúben Amorim a ensaiar a mudança, que pode passar à prática com o andar dos jogos e o aumento da carga competitiva.