Sporting e Atalanta têm mais coisas em comum do que aquilo que as separa
Paulinho foi titular na receção à Atalanta (Rodrigo Antunes/Lusa)

O MISTER DE A BOLA: Sporting e Atalanta têm mais coisas em comum do que aquilo que as separa

NACIONAL07.03.202411:44

João Prates analisa o empate entre Sporting e Atalanta, em jogo da Liga Europa

1 - Com a proteção dos postes

Amorim iniciou o jogo com sete mudanças em relação ao ultimo jogo, devido à elevada densidade competitiva das ultimas semanas e porque confia nos seus jogadores, e foi no seu sistema habitual 1x3x4x3 que iniciou o jogo e onde conseguiu ser mais forte que a Atalanta nos primeiros 20 minutos, momento em que após atrair a equipa italiana á pressão, conseguiu sair com qualidade desse momento, descobrir Trincão livre na zona do meio campo, a servir Paulinho que sobre o lado esquerdo aproveitou para fazer o golo, uma jogada bonita, simples e eficaz que deve ter deixado Amorim feliz.

2 - Um novo jogo começa

Num sistema tático idêntico ao Sporting, mas mais intenso, a Atalanta em desvantagem subiu ainda mais as linhas e numa marcação homem a homem asfixiou o Sporting nunca permitindo ao portador da bola tempo e espaço para tomadas de decisão que permitissem aos Sporting anular essa pressão como o conseguiu fazer nos primeiros vintes minutos.
Fruto dessa marcação individual, Morita e Koindredi, que até a esse momento, fruto das suas movimentações conseguiam dar essa superioridade ao leões e criar desequilíbrios, desapareceram do jogo.
Fruto da pressão da Atalanta que forçava o erro aos jogadores do Sporting Eduardo Quaresma errou e a Atalanta aproveitou para fazer o empate, tendo já nos minutos que antecederam o golo da igualdade, visto dois remates embaterem nos postes e Franco Israel realizar uma excelente defesa.

3 - Amorim tenta mudar

Com as dificuldades sentidas na primeira parte, Amorim muda três peças em cada sector do campo procurando com essas alterações um Sporting mais forte e a primeira oportunidade é do Sporting ,criada por Geny Catamo, que fez brilhar o guarda-redes italiano. Mas este era um jogo de grau de dificuldade elevado e na resposta, mais uma vez o Sporting viu a bola beijar o poste, rematada por Lookman.
À medida que o tempo foi passando, fruto também da intensidade que se jogava, o jogo foi ficando partido e Coates atirou também uma bola ao poste.
Contudo os últimos 10 minutos foram de novo de uma Atalanta mais forte que ainda viu um golo anulado por fora de jogo.

4 - Em resumo

Um jogo de elevada densidade competitiva tática, técnica, física e emocional como estes jogos devem ser, num jogo onde Sporting e Atalanta têm mais coisas em comum do que aquilo que as separa, onde em muitos momentos do jogo, fruto do seus sistemas táticos idênticos, parecíamos assistir a um jogo de espelhos.
E quando assim é, a rapidez da tomada de decisão e o nível técnico torna-se fundamentais para ganhar vantagem sobre o oponente e o Sporting conseguiu fazer isso bem nos primeiros 20 minutos, se em Itália conseguir fazer por mais tempo, irá discutir a eliminatória até ao último minuto.