A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Sporting-Atalanta

A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Sporting-Atalanta

NACIONAL06.03.202420:40

Muita segurança e a habitual eficácia

Daniel Siebert viajou até Lisboa para dirigir o Sporting-Atalanta, que se disputou no Estádio de Alvalade. O internacional alemão foi auxiliado à distância pelo compatriota Bastian Dankert, que exerceu a função de vídeo árbitro a partir da sede da UEFA, em Nyon. Siebert, de 39 anos, já dirigiu um total de vinte e um jogos nesta temporada, a maioria dos quais na primeira e segunda liga alemãs. Esteve também em duas partidas da Liga dos Campeões (relativa à fase de grupos) e noutras duas por convite de federações locais: na grega e na dos Emirados Árabes Unidos.

É um árbitro típico da escola alemã: aparentemente frio, com gestos algo militaristas, com forte personalidade e extremamente eficaz no processo de decisão. Fez um trabalho com muita segurança, num jogo que tece, importa sublinhar, a colaboração ativa dos restantes intervenientes.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

14' Isak Hien derrubou Paulinho por trás, impedindo que o avançado português pudesse sair com perigo pelo corredor esquerdo do seu ataque. A infração (a segunda que cometeu em pouco tempo) foi bem sancionada com o primeiro cartão amarelo da partida.

15' Edwards arrastou o pé esquerdo ao sentir a proximidade física de Éderson, deixando-se cair perto da área adversária. Siebert estava perto, bem colado e viu com acerto: não houve qualquer infração do médio brasileiro.

17' Golo legal do Sporting: no momento do passe de Francisco Trincão, Paulinho estava bem atrás da linha defensiva adversária. Tudo certo.

25' Lookman recebeu a bola em zona adiantada do terreno, mas em posição irregular bem assinalada no momento adequado pelo árbitro assistente.

27' Jogada de muito perigo junto da baliza do Sporting, defendida in extremis por Franco Israel. Importa dizer que Scamacca estava em posição irregular que não foi identificada em campo. Quer isso dizer que se o lance tivesse resultado em golo ou em pontapé de penálti para a Atalanta, o VAR iria garantidamente intervir.

36' Lance típico da chamada "reação a quente": Edwards perdeu o lance para Kolasinac (com contacto mas sem falta). Na sequência, pontapeou de forma negligente Éderson, cometendo infração bem punida com advertência. O futebol é propício a momentos destes, por isso é fundamental que os jogadores de topo trabalhem o seu equilíbrio e inteligência emocional. Essa é a única forma de evitarem sanções que podem prejudicar os próprios e as respectiva equipas.

39' Scamacca aproveitou assistência de Miranchuk para marcar o golo da igualdade em Alvalade. Toda a jogada foi legal.

48' Scalvini, recém entrado na partida, atingiu por trás e com negligência o pé esquerdo de Trincão, derrubando-o em falta. Viu com justiça o cartão amarelo.

52' Geny Catamo "pediu" pontapé de canto, mas o árbitro assistente decidiu bem: o jogador moçambicano foi o último a tocar na bola antes desta sair pela linha de baliza adversária.

56'
Djimsiti agarrou ostensivamente Viktor Gyokeres, impedindo-o de progredir com posse de bola. A infração antidesportiva foi bem sancionada com advertência.

64' Pontapé de canto executado à esquerda do ataque do Sporting, desviado pela cabeça de De Roon. A bola ressaltou ainda na mão direita do neerlandês, sem que este cometesse qualquer infração. Lance bem analisado na área italiana.

86'
Golo bem anulado pelo árbitro assistente a El Bilal: o avançado maliano estava ligeiramente adiantado quando foi solicitado por um colega de equipa. Decisão correta da equipa de arbitragem.

90+2' Falta atacante bem assinalada a De Ketelaere. O avançado belga, após a adiantar a bola, atingiu com imprudência o rosto de Daniel Bragança.

90+4' St. Juste cortou com o peito (e não com o braço) cabeceamento na queima de Koopmeiners. O lance, na área verde e branca, foi bem analisado pela equipa de arbitragem.  

NOTA: 7