Sporting: «Conrad Harder tem muito potencial», diz Hjulmand

NACIONAL03.09.202417:27

Médio e capitão dos leões conta o que conversou com o avançado que foi apresentado na segunda-feira em Alvalade. Elogios ao departamento de ‘scouting’ dos verdes e brancos e a felicidade por ser capitão de equipa

Da Dinamarca chegou o último reforço do Sporting para 2024/2025, na Dinamarca está o capitão de equipa dos leões, que no processo de contratação teve papel ativo com um telefonema para contar ao jovem pretendido como é jogar em Alvalade e em Portugal. Conrad Harder assinou por cinco épocas, Morten Hjulmand está pronto para recebê-lo de braços abertos.

Sporting oficializa Conrad Harder

2 setembro 2024, 18:42

Sporting oficializa Conrad Harder

Sporting revela tudo o que pagou por Conrad Harder: avançado dinamarquês de 19 anos custa 19 milhões de euros; Nordsjaelland reserva 20 por cento da mais-valia em futura venda

«Não sei quão grande foi o papel que tive. Acho que deviam perguntar-lhe. Mas acho que ele tomou decisão certa», disse Hjulmand à comunicação social da Dinamarca, citado pelo Tipsbladet. «Sim, claro que recomendo a todos para irem para o Sporting, porque estou muito feliz por lá estar», acrescentou o médio de 25 anos, que está ao serviço da seleção que joga com a Suíça (quinta-feira às 19.45 horas) e com a Sérvia (domingo às 17 horas) para a Liga das Nações.

«Conversámos um pouco e ele parece ser um miúdo muito bom. Estou ansioso para recebê-lo», confessou Hjulmand, ressalvando no entanto que não conhece bem as qualidades do avançado que chega a Alvalade oriundo do Nordsjaelland, a troco de 19 milhões de euros. «Tenho de ser honesto e dizer que não vejo muito a Superliga, por isso não conhecia o perfil dele como jogador. Mas o scouting do Sporting é muito bom e isso é algo em que confio. Quando eles olham para um jogador, e tudo o que ele tem, esperamos que ele contribua e se encaixe bem no nosso sistema», explicou o internacional dinamarquês dos leões e completou: «Tenho a certeza de que ele é um jogador de ponta e tem muito potencial. Eu sei que ele pode crescer muito connosco.»

Tal como Harder, que vive aos 19 anos a primeira experiência fora do clube onde se formou e logo no estrangeiro, também Hjulmand cedo saiu da Dinamarca para experimentar outras vivências e realidades competitivas mais exigentes – em 2018 rumou ao Admira Wacker, da Áustria, e em 2020/2021 viajou para Itália, onde jogou no Lecce; saiu para o Sporting no verão de 2023 para ser campeão em Portugal.

«Lembro-me de ir para o estrangeiro na idade dele. É um grande passo quando nunca experimentaste isso antes. Espero que ele se possa apoiar em mim e dar-lhe muitos bons conselhos», contou Hjulmand.

Hjulmand no papel de capitão, clássico com o FC Porto. IMAGO

Desde que chegou ao Sporting que as características de líder foram observadas. Hjulmand é, por isso, e depois das saídas de Coates, Neto e Adán, o novo capitão de equipa em Alvalade. «É extraordinário para mim ser capitão de um grande clube como o Sporting. Poucas coisas mudaram, será a mesma abordagem que tenho nos jogos… Mas, claro, é alguma responsabilidade e há mais alguns jogadores que se agarram a ti porque és o capitão do clube», contou o médio.