Todas as possibilidades para todas as posições no sistema do treinador. Mercado fechou (em Portugal) e ao dia de hoje o leão versão 2024/2025 está assim
Fechou a janela de transferências em Portugal e salvo saídas para mercados ainda abertos que estão a ser trabalhadas, o Sporting de Rúben Amorim para 2024/2025 está definido. Como programado, foram contratados quatro jogadores, cirurgicamente para as posições identificadas, e assim o plantel fica com pelo menos duas soluções equilibradas para cada posição e algumas até com mais, após desdobramentos (ver campo em baixo).
Na baliza, Kovacevic (contratado ao Raków por 5 milhões de euros) substituiu Adán. Franco Israel fica como segunda opção, Diego Callai como terceira e há ainda o jovem Diogo Pinto, que já foi opção na época passada.
Acompanhe tudo sobre transferências na nossa lista de mercado
Na defesa, entrou Debast (Anderlecht, 15,5 milhões), num setor de onde houve as saídas de Neto e Coates. Para o centro, no lugar do antigo capitão, faz a vez Diomande e pode lá jogar também Debast. O belga pode igualmente aparecer à direita, onde Eduardo Quaresma tem sido o titular e onde ainda há St. Juste — e Fresneda a ser trabalhado para lá poder jogar também. Na esquerda o lugar é de Gonçalo Inácio, a outra opção Matheus Reis.
Nas alas, Quenda acrescentou valor à direita e pode subir no terreno. Geny Catamo será o dono natural do lugar, onde Fresneda passa a terceira via — para já há ainda Ricardo Esgaio, mas é um jogador que pode encontrar futuro num dos mercados que continuam abertos... Já Nuno Santos prepara-se para recuperar posição na esquerda — Catamo regressará à direita —, onde agora conta com a concorrência de Maxi Araújo, 3.ª contratação deste verão, oriundo do Toluca, por €13,6 milhões, chega aos 15 milhões após comissões.
A este valor pode acrescer um montante variável equivalente a 50% dos montantes que venham eventualmente a ser pagos pela FIFA à Sporting SAD em virtude da participação do jogador no Mundial de 2026. Comissões de 1,36 milhões de euros
Na frente, onde Quenda pode subir no lado direito, a primeira opção é Trincão, com Edwards como alternativa. No centro, Gyokeres é rei, agora com Conrad Harder (Nordsjaelland, 19 milhões) e ainda Rafael Nel. Na esquerda há Pedro Gonçalves. E porque Maxi pode também jogar aí, Pote junta-se a Hjulmand, Morita e Daniel Bragança como opção no miolo, que ficou sem Mateus Fernandes, que por 15 milhões rumou ao Southampton, e Essugo, cedido ao Las Palmas.