Sporting: com Rúben Amorim é Debast e mais dez
Impressiona o treinador desde o primeiro dia. Plena confiança para continuar titular (talvez não ao meio)
Não há outra forma de o dizer: a estreia de Zeno Debast em jogos oficiais pelo Sporting não correu bem, com o central de 20 anos a ficar diretamente ligado a pelo menos dois dos quatro golos no 3-4 com o FC Porto, na Supertaça Cândido de Oliveira. Para muitos adeptos sportinguistas soaram os alarmes, colocando dúvidas sobre a valia do internacional belga este verão contratado ao Anderlecht por 15,5 milhões de euros. Só que Rúben Amorim não tem dúvidas: para o treinador é Debast e mais 10. Na ressaca da derrota e dos erros individuais, o técnico passou confiança a um defesa que, sabe A BOLA, o impressionou desde o primeiro treino em Alcochete. Vai ser titular com o Rio Ave, não há dúvida. A dúvida pode passar apenas se ao centro ou na direita do trio de centrais.
«Quando um defesa e um guarda-redes têm um erro, marca muito. Ele não precisa de [melhorar na] saída de bola, mas no jogo aéreo e que toda a gente acredite nele. Eu acho que contratámos um craque, estou muito satisfeito e não o trocava por nenhum central do mundo. Perdemos todos, mas já passámos por estes momentos», palavra de Rúben Amorim no final do jogo no Municipal de Aveiro.
De facto, o treinador ficou deveras impressionado com a qualidade que o belga demonstrou logo nos primeiros dias em Alcochete. É claro que conhecia a forma de jogar do central e que, uma vez identificado pelo departamento de scouting de Alvalade, o apontou com as características indicadas para entrar na equipa – tanto que foi dossiê aberto ainda com a época 2023/2024 a decorrer e fechado ainda antes do Euro, embora a oficialização tenha apenas sido efetuada após a eliminação da Bélgica. A pressa para contratar o jogador demonstra bem que enchia as medidas de Amorim, mas com o trabalho do dia a dia essas expectativas foram ainda superadas. Daí a afirmação de que «Debast é um craque».
Em fase de adaptação
Na retina dos adeptos, no entanto, a responsabilidade do belga no primeiro golo dos dragões no sábado, na altura o 1-3 marcado por Galeno depois de Debast falhar interceção. E também no segundo, em que falhou corte deixando Nico González solto para faturar.
«Há sempre uma fase de adaptação. São novos métodos, novos companheiros, novo clube… Sim, esperava-se mais dele, mas pode estar ainda um pouco ansioso e isso acaba por ser normal », explica-nos Beto Severo, antigo central e capitão do Sporting.
Umas das dúvidas que surgiu sobre Debast foi também se será o central indicado para jogar ao meio, posição órfã de Coates, que se transferiu para o Nacional, do Uruguai. E essa é então dúvida que fica para o jogo de sexta-feira, com o Rio Ave na 1.ª jornada da Liga – 20.15 horas na sexta-feira , poderá o belga surgir à direita, no lugar que na Supertaça foi de Eduardo Quaresma, com Diomande a entrar para o centro e com Gonçalo Inácio na esquerda?
«Pode ser que se sinta mais confortável aí, mas não sei, não tenho essa vivência do dia a dia. Ele tem qualidade mas não a mostrou até agora aos sportinguistas, até pelo valor que custou... Mas uma coisa sei, Rúben Amorim não o vai deixar cair de certeza absoluta», garantiu Beto.
E não vai mesmo, porque a confiança no belga é total. Debast, 10 vezes internacional pela Bélgica, tem contrato com o Sporting válido até 2029 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Custou 15,5 milhões de euros mas com variáveis poderá chegar aos 20,5 milhões, o que seria bom sinal para os verdes e brancos, pois os jogador cumpriria os objetivos propostos.
Mercado para já fechado a mais centrais
As dúvidas que surgem relativamente a Zeno Debast não justificam pensar em mais centrais no mercado de verão, até porque Rúben Amorim (ver peça principal) vê no belga «um craque» que não troca por mais nenhum central do mundo. Confiança total na afirmação e explosão do defesa contratado ao Anderlecht. Mais depressa se iria ao mercado devido à lesão de St. Juste mas, para já, essa possibilidade também está fora dos planos da administração da SAD dos verdes e brancos.