Sporting: Amorim aperta com os jogadores

Sporting: Amorim aperta com os jogadores

NACIONAL04.02.202422:31

Sem jogo, puxou pelo ânimo e pelo físico do grupo; tudo o que aconteceu e como o plantel superou as dificuldades; as disponibilidades no calendário: encontro com o Famalicão pode ser só em maio

Capacidade para reorganizar e seguir em frente. A receita do psicólogo especializado em psicologia do desporto, Jorge Silvério, foi o que Rúben Amorim aplicou a partir do momento em que ficou a saber que o encontro com o Famalicão, da jornada 20 do campeonato, seria adiado. Sem jogo, os jogadores acabaram por ficar algo abatidos mas o treinador deu a volta à questão com palavras de motivação e trabalho na Academia bem mais puxado do que o previsto. Amorim não deixou os leões entrarem em stress com a situação, colocou o foco no jogo de quarta-feira com o UD Leiria, da Taça de Portugal.

Sporting: «Em nada compromete a época»

4 fevereiro 2024, 21:53

Sporting: «Em nada compromete a época»

Jorge Silvério, psicólogo especializado em Psicologia Desportiva, respondeu a A BOLA sobre como o adiamento do jogo entre Famalicão e Sporting pode afetar os jogadores leoninos

Os jogadores já estavam equipados quando ficaram a saber que começariam a jogar uma hora mais tarde do que as agendadas 18 horas. E essa informação só lhes foi passada nessa altura porque o Sporting só soube dessa possibilidade na reunião preparatória do encontro. Nela, e seguindo o protocolo, os delegados da Liga Nuno Pedro e Sérgio Oliveira dirigiram a primeira pergunta ao responsável da segurança pública presente: há condições para a realização do jogo? A resposta foi não, porque não havia o número de efetivos necessário, daí o aconselhamento para a partida começar apenas às 19 horas, era preciso reunir mais agentes.

Foi a partir daí que começou a (des)espera, para qualquer atleta de alta competição sempre crítica na hora de preparação do jogo. Nessa altura o treinador Rúben Amorim juntou-se ao presidente Frederico Varandas e ao diretor desportivo Hugo Viana. A vontade era de jogar. E se não desse para jogar voltar rapidamente a Lisboa porque os planos para domingo tinham de ser alterados - mais um stress que não se queria.

Amorim e Varandas em Famalicão. SPORT TV

Dada ordem para começar a segunda reunião, a mesma ordem protocolar: estão agora reunidas as condições de segurança necessárias para a realização do jogo? A mesma resposta: não. Porque os efetivos entretanto requisitados apresentaram baixa. Nova pergunta do delegado da Liga: e amanhã haverá essas condições? Também não, foi a resposta. Resultado: jogo adiado.

Era o que Amorim queria ouvir - não o adiamento do jogo mas uma resposta final que lhe permitisse redefinir a vida do plantel. E foi rápido: domingo de manhã já não haveria treino de recuperação, antes uma sessão bem mais puxada fisicamente. No regresso de Vila Nova de Famalicão para Lisboa o ambiente de algum abalo era natural, todos queriam jogar, mas este domingo com a bola a rolar na Academia Cristiano Ronaldo tudo ficou ultrapassado. O foco está agora na Taça de Portugal.

O problema

Com este adiamento o Sporting ganha um problema extra. E dos bicudos. Porque fica difícil encontrar data para a sua realização (mesmo considerando que o prazo está alargado para lá das quatro semanas regulamentarmente estabelecidas, por tratar-se de uma situação excecional, tal como aconteceu durante a pandemia e por isso assim já definido pela Liga Portugal), pois os verdes e brancos, nesta altura, estão em todas as frentes (campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa) e porque na paragem para os jogos das seleções (no final de março) tanto leões como minhotos ficarão privados de jogadores.

Ou seja, a data da realização do encontro da 20.ª jornada está dependente da carreira desportiva dos verdes e brancos na prova rainha e na Europa: se os leões forem de sucesso em sucesso, a primeira vaga acontece apenas no final de abril mas neste caso fica dependente da carreira do… FC Porto na Liga dos Campeões, de um possível apuramento dos azuis e brancos para as meias-finais. A última possibilidade vai para meados de maio, na semana livre entre as duas últimas jornadas.